6 alimentos antiestresse 

Boa noite leitores,

DICIONÁRIO – “Estresse: Estado físico e psicológico provocado por agressões que excitam e perturbam emocionalmente o indivíduo, levando o organismo a um nível de tensão e desequilíbrio, em consequência do aumento da secreção de adrenalina; estricção”. E quem não se estressa com nenhuma situação do dia a dia que atire a primeira pedra, mais correria, mais trabalho, menos tempo, e como fica a nossa saúde?!

Já sabemos que exercício físico e meditação são ótimos aliados quando estamos estressados né?! Mas você sabia que existem alimentos que se consumidos com regularidade também nos ajudam a deixar o corpo e a mente mais calminhos?! Existem algumas substâncias químicas, entre hormônios e aminoácidos que juntos dão ao organismo aquela sensação de bem-estar e felicidade, sabem?! Endorfina, serotonina, dopamina, ocitocina, triptofano, tirosina, niacina…

Durante o funcionamento normal do corpo, os hormônios são liberados pelo sistema nervoso em resposta à ingestão dietética, ou seja, fazer jejum e restringir calórias levam à diminuição da atividade do sistema nervoso e consequentemente o aumento do estresse. Já repararam em pessoas que fazem aquela famosa dieta “low carb” (que pode gerar hipoglicemia em algumas pessoas) e que ficam ansiosos, desanimados, fadigados e estressados?! Está aí a resposta pra isso, os carboidratos também são grandes influenciadores dos níveis cerebrais dos hormônios da “felicidade”.

Um estudo realizado na Inglaterra revelou mudanças positivas em relação a isso. O Food and Mood Project (Projeto Comida e Humor) constatou que 26% das pessoas avaliadas apresentaram melhora na instabilidade emocional, 24% tiveram melhora na depressão e 26% nos sintomas dos ataques de pânico e ansiedade. Durante a pesquisa, os participantes diminuíram o consumo de açúcar, cafeína e álcool e aumentaram o de frutas e legumes, peixes e líquidos. Isso nos mostra como uma alimentação saudável influencia não só no corpo, como principalmente na saúde do organismo por completo.

Os alimentos que nos auxiliam contra o estresse são inúmeros, mas hoje vou citar seis deles. E se alguém ainda não tem alguns destes alimentos abaixo presentes no cotidiano, inclua-o que os sintomas positivos serão facilmente percebidos.

1) SEMENTE DE GIRASSOL

2) OVO

3) ACEROLA

4) CACAU

5) AVEIA

6) PIMENTA VERMELHA

Obs: só cuidado com a quantidade tá?!

Quem fizer a inclusão destes alimentos, ou de algum deles me conta depois, amo saber quando minhas dicas dão certo. Obrigada pela leitura de mais uma matéria com muita nutrição e um ótimo final de semana.

Beijos!

Fonte: Mahan LK, Escott-Stump S, Raymond JL. Krause Alimento Nutrição e Dietoterapia. 13ª ed. Elsevier, 2013/ Níveis de Beta-Endorfina em Resposta ao Exercício e no Sobretreinamento. Arq Bras Endocrinol Metab. 2008; 52/4:589598/ Associação Brasileira de Nutrição.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s