Tudo sobre o Azeite de Oliva

Boa noite leitores,

O azeite de oliva é um assunto que sempre aparece na mídia, e que ainda confunde e engana muitos de nós né?! Por isso, a partir de alguns estudos, vou mostrar porque ele é a melhor opção para ser utilizada tanto da forma fria como da quente (grelhados e assados). Se você ainda não leu a matéria sobre Óleos Vegetais, clica aqui que lá tem uma boa introdução sobre a diferença entre as gorduras.

O azeite de oliva é definido como um produto obtido dos frutos da oliveira, a qual é uma planta frutífera. O fruto maduro da oliveira, a oliva (azeitona), pode ser consumido ou usado para extração do azeite, um líquido amarelo-esverdeado, transparente e aromático, utilizado desde milênios como ingrediente na culinária. A denominação “azeite” refere-se à extração do fruto, sendo que a diferença dos “óleos” é que são provenientes da extração das sementes com auxílio de solventes.

Dentre as gorduras vegetais comestíveis e comercializadas mundialmente, o azeite de oliva é um dos mais importantes, caros e assim considerado um ingrediente sofisticado. Como sua produção é menor do que dos outros óleos vegetais, ele é alvo constante de adulteração e é nisso que precisamos ficar atentos.

Em relação a sua composição nutricional, ele é rico em gorduras monoinsaturadas (as chamadas “gorduras boas”), que auxiliam na regulação dos níveis de colesterol. Sua composição química favorece a excreção de toxinas e a saúde celular, além de ajudar a prevenir e combater o câncer por sua potente propriedade antioxidante. Cerca de 80% destes compostos importantes para a saúde, são perdidos no processo de refino do produto, assim, a qualidade nutricional do azeite é mais elevada no tipo extra virgem.

No estudo analisado, foi comparado o comportamento do azeite com o do óleo de girassol, e concluíram que, durante a preparação de um alimento quente, o azeite apresentou maior estabilidade ao processo oxidativo e manteve melhor sua composição, ou seja, não teve formação de substâncias tóxicas e quase não ocorreu formação de gordura trans e/ou saturada, e ainda ele manteve cerca de 80% de suas substâncias antioxidantes.

Por isso, mesmo apresentando algumas perdas de propriedades, ele ainda é a gordura de uso doméstico com maior estabilidade nutricional e assim a melhor opção para a nossa saúde. Na hora de comprar o azeite é sempre importante observar o rótulo e sua porcentagem de acidez, que é o que define se ele é realmente extra virgem (com acidez de 0,1 – 0,8%), ou somente virgem (com acidez de 0,81 – 2%).

Vale sempre lembrar que mesmo o azeite sendo a melhor opção para uso culinário, ele ainda continua sendo uma gordura, ou seja, de nada adianta seu consumo ser excessivo. O recomendado é até 1 colher de sopa por dia. Além disso, muitos me falam que como o valor é elevado fica difícil ter sempre em casa, mas pensa comigo, quanto vocês usam de óleo comum? Se começarem a utilizar uma quantidade pequena de azeite (que é o ideal) esse valor (R$) será muito próximo e sua saúde vai agradecer.

Obs: Falando das marcas, neste ano foi feita uma análise laboratorial pelo Ministério da Agricultura em conjunto com o Conselho Oleícola Internacional de vários azeites, as marcas aprovadas foram: Olive & Co, Andorinha e Carbonell (os três melhores classificados), além dos outros que não estão em ordem – Borges, Cardeal, Cocinero, Gallo, La Espanola, La Violetera, Taeq, Serrata, Renata, Broto Legal Báltico, Qualitá e Filippo Berio.

Obs 2: Compre sempre azeite embalado em garrafa de vidro escuro, pois a incidência da luz, e o contato do plástico por muito tempo prejudicam as características dele.

Espero que tenham gostado a aprendido mais, qualquer dúvida ou comentário me mandem!

Até semana que vem!

Fonte: International Journal of Nutrology, v.8, n.2, p. 13-20, Mai / Ago 2015 – Ciência. Tecnologia. Alimentos. v. 18 n. 4 Campinas Out./Dez/ 1998 – ANVISA – Resolução RDC nº 270, de 22 de setembro de 2005 – Codex Alimentarius.


3 comentários sobre “Tudo sobre o Azeite de Oliva

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s