Você conhece a alfarroba?

Boa noite leitores,

Consumida há muitos anos mas conhecida há poucos, a alfarroba vem ganhando espaço por ser um alimento semelhante ao cacau com maior poder nutritivo. Caracterizada como uma leguminosa, o fruto constitui-se de uma vagem que possui de 10 a 17 sementes que são retiradas e usadas em industrializados como espessantes e estabilizantes. O restante da vagem da alfarroba é conhecida como polpa, a qual após secagem, trituração e torrefação dá origem a farinha, aquela que possui cor e aroma similares ao cacau.

De acordo com um estudo realizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a alfarroba é rica em polifenóis, tendo assim propriedades antioxidantes, essenciais para proteger as células do envelhecimento e melhorando o sistema imunológico.

Segue abaixo a diferença da composição nutricional entre a Alfarroba e o Cacau:


Composição Nutricional – 20 g (1 colher de sopa)

ALFARROBA X CACAU

Calorias: 58 kcal X 15 kcal

Carboidratos: 13,2 g X 19,4 g

Gorduras: 0 g X 0,1 g

Proteínas: 1 g X 1 g

Fibras: 4,5 g X 2,2 g


A partir destes dados e considerando um estudo de 2015, publicado pelo Departamento de Nutrição da Universidade Federal do Paraná, pode-se afirmar que além da alfarroba ser 2 vezes mais rica em fibras, outra vantagem dela ser substituta do cacau é, por não conter cafeína e teobromina (ambas substâncias que são rapidamente absorvidas pelo organismo e que causam agitação – por isso uma quantidade exagerada pode causar problemas de taquicardia, entre outros), e por ter quantidades significativas de potássio e cálcio.

Este alto nível de fibras na sua composição tem a capacidade de prevenir doenças crônicas (cardiovasculares, diverticulite, constipação, câncer de intestino e diabetes) e em conjunto com o baixo índice e carga glicêmicos  (leia mais) (como é o caso da alfarroba), estes benefícios são potencializados, mesmo contendo quase 4 vezes mais calorias que o cacau (porque como sempre falo, caloria não é só o que importa). As fibras também possuem o poder de diminuir os níveis de colesterol, de triglicérides, melhorando a absorção e digestão da gordura pelo intestino e outros vários benefícios que vocês podem ler, clicando aqui.

A alfarroba é um alimento relativamente novo para o consumidor e acredito que ainda pouco experimentada, mas que vale muito a pena ser adicionada à alimentação pelas tantas vantagens que falamos hoje.

Espero que tenham gostado, experimentem a alfarroba e me contem o que acharam.

Até o próximo post!


2 comentários sobre “Você conhece a alfarroba?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s