Boa noite leitores,
Consumida há muitos anos mas conhecida há poucos, a alfarroba vem ganhando espaço por ser um alimento semelhante ao cacau com maior poder nutritivo. Caracterizada como uma leguminosa, o fruto constitui-se de uma vagem que possui de 10 a 17 sementes que são retiradas e usadas em industrializados como espessantes e estabilizantes. O restante da vagem da alfarroba é conhecida como polpa, a qual após secagem, trituração e torrefação dá origem a farinha, aquela que possui cor e aroma similares ao cacau.
De acordo com um estudo realizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a alfarroba é rica em polifenóis, tendo assim propriedades antioxidantes, essenciais para proteger as células do envelhecimento e melhorando o sistema imunológico.
Segue abaixo a diferença da composição nutricional entre a Alfarroba e o Cacau:
Composição Nutricional – 20 g (1 colher de sopa)
ALFARROBA X CACAU
Calorias: 58 kcal X 15 kcal
Carboidratos: 13,2 g X 19,4 g
Gorduras: 0 g X 0,1 g
Proteínas: 1 g X 1 g
Fibras: 4,5 g X 2,2 g
A partir destes dados e considerando um estudo de 2015, publicado pelo Departamento de Nutrição da Universidade Federal do Paraná, pode-se afirmar que além da alfarroba ser 2 vezes mais rica em fibras, outra vantagem dela ser substituta do cacau é, por não conter cafeína e teobromina (ambas substâncias que são rapidamente absorvidas pelo organismo e que causam agitação – por isso uma quantidade exagerada pode causar problemas de taquicardia, entre outros), e por ter quantidades significativas de potássio e cálcio.
Este alto nível de fibras na sua composição tem a capacidade de prevenir doenças crônicas (cardiovasculares, diverticulite, constipação, câncer de intestino e diabetes) e em conjunto com o baixo índice e carga glicêmicos (leia mais) (como é o caso da alfarroba), estes benefícios são potencializados, mesmo contendo quase 4 vezes mais calorias que o cacau (porque como sempre falo, caloria não é só o que importa). As fibras também possuem o poder de diminuir os níveis de colesterol, de triglicérides, melhorando a absorção e digestão da gordura pelo intestino e outros vários benefícios que vocês podem ler, clicando aqui.
A alfarroba é um alimento relativamente novo para o consumidor e acredito que ainda pouco experimentada, mas que vale muito a pena ser adicionada à alimentação pelas tantas vantagens que falamos hoje.
Espero que tenham gostado, experimentem a alfarroba e me contem o que acharam.
Até o próximo post!
Nunca tinha ouvido falar dessa planta, bom saber .bjs.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Adorei conhecer mais sobre a alfarroba! Já experimentei e o sabor é bem agradável! Parabéns pelo seu post! Bjoss😘
CurtirCurtido por 1 pessoa