Medidas corporais e o risco para a saúde

Boa noite leitores,

A maioria da população acredita e se baseia somente nos valores do IMC (Índice de Massa Corporal) para ver se sua classificação de peso e altura está correta. Mas este é um dos índices mais básicos que existem e que não pode ser avaliado individualmente. Outros como: porcentagem de gordura, relação cintura/quadril (RCQ) e circunferência abdominal são medidas fundamentais para uma avaliação completa.

De acordo com os Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia, a obesidade contribui para o desenvolvimento de várias doenças crônicas. Porém, o que muitos desconhecem é que o tipo de distribuição da gordura corporal pode gerar um risco maior de doenças como hipertensão, diabetes, dislipidemias e até alguns tipos de câncer. A distribuição da gordura corporal tem bastante influencia genética, mas hábitos do dia a dia como alimentação, ingestão de bebida alcoólica, sedentarismo, idade, sexo, etnia e outros comportamentos também são determinantes.

Pesquisadores da American Cancer Society avaliaram a associação entre a circunferência da cintura e a mortalidade, de 48 mil homens e 56 mil mulheres com mais de 50 anos. Ao longo do período de 14 anos de estudo, 9 mil homens e 5 mil mulheres morreram. As circunferências de cinturas maiores do que as recomendadas estavam associadas a uma probabilidade quase duas vezes maior de morrer, independente dos valores de IMC.

Por isso, não adianta falar “sou magro, só tenho barriga” porque é aí que está o problema ou o início dele. Não estou falando que devemos ter “barrigas negativas”, estou dizendo que também existem índices adequados para as medidas corporais que devem ser seguidos, assim como para com o peso e porcentagem de gordura. O que eu sempre falo e repito: hábitos saudáveis servem para, acima de tudo, ter uma vida com saúde, sem doenças e com maior disposição, e assim depois disso vem a preocupação com a estética. Porque não adianta só pensar em estética e não pensar em saúde, certo?!

Resumindo essa matéria e reforçando o quão importante é, termos acompanhamento nutricional, médico, físico…para termos muitos anos de vida saudável.

Espero que tenham gostado e se ligado nesse assunto tão importante, comentem com os amigos e familiares.

Beijos!!!

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s