+ 5 Mitos da Nutrição

Boa noite gente,

Estou aqui novamente para falar de mitos e milagres que aparecem por aí e que ainda muitos acreditam. Começo essa matéria repetindo o que sempre falo: não existe fórmula milagrosa para o emagrecimento e muito menos para uma vida saudável. A chave pro negócio é ter força de vontade e criar bons hábitos que ao longo do tempo irão te trazer muitos benefícios.

Os mitos que aparecem na mídia e que estão na boca do povo são muitos, hoje vou falar de mais cinco:

1) Carne de porco é a mais gordurosa.

Mito. A carne de porco já foi por várias vezes julgada como a mais gordurosa e prejudicial ao nosso organismo. Porém, assim como a carne de boi e de frango (que são as mais consumidas), a de porco também tem partes que são mais gordurosas e que devem ser evitadas, mas tem outras que devem ser incluídas no cotidiano, como por exemplo o lombo. A carne suína também possui suas qualidades e deve ser consumida.

2) Beterraba previne anemia.

Mito. Alimentos ricos em ferro previnem a anemia ferropriva (tipo causado por deficiência deste mineral), como a carne vermelha, a qual possui a coloração vibrante, razão que associaram com a cor da beterraba. Mas ela não é considerada fonte de ferro, por possuir somente 0,3 mg enquanto a lentilha, por exemplo, apresenta 7 mg e a carne vermelha em torno de 2 mg (valores em quantidade de 100 g do alimento). A melhor forma de se prevenir anemia (assim como várias outras doenças) é ter uma alimentação balanceada com a quantidade ideal de nutrientes.

3) Ingerir líquido com a refeição engorda.

Mito. Esse mito já virou até polêmica, do tanto que já foi comentado. Não é o fato de ingerir líquido durante as refeições que engorda, mas sim qual o líquido que você está tomando. Se for um copo de refrigerante por exemplo, é claro que vai engordar, não por ser no meio da refeição, por ser refrigerante, mas se for um copo de água não fará você aumentar de peso ou alterar sua porcentagem de gordura. Fique atento com o que você está ingerindo.

4) Adoçante é melhor que açúcar.

Mito. Não é bem assim, muitos acham que o adoçante por não conter calorias pode ser utilizado sem restrição, porém a caloria não é a única importante para nossa saúde, certo?! O problema do consumo frequente e por longo prazo de adoçante (aqueles tipos mais comuns, como aspartame, sacarina, ciclamato) são os riscos de doenças devido a quantidade de substâncias químicas presente nele. Hoje já existem alternativas melhores, como os tipos estévia e sucralose. Lembrando que, mesmo assim o ideal seria acostumar o paladar com o gosto mais natural (azedo e amargo) dos alimentos (vou fazer um post sobre isso mais pra frente).

5) Chá emagrece.

Mito. Nenhum chá é capaz de fazer uma pessoa emagrecer se ela continuar com hábitos ruins, e muito menos se adicionar açúcar (seja ele refinado, mascavo, de coco). Existem sim, chás capazes de nos auxiliar no processo de emagrecimento e perda de gordura, mas ele não fará o trabalho sozinho, será apenas um potencializador da alimentação balanceada e do exercício físico regular.

Espero que tenham gostado, me escrevam sobre os milagres que aparecem por aí para saber se são mitos ou verdades.

Beijos e até semana que vem!


Um comentário sobre “+ 5 Mitos da Nutrição

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s