Suplementação: parte 2

Boa noite leitores,

Nesta segunda parte vou falar um pouco dos suplementos mais conhecidos na parte dos energéticos (ricos em carboidratos), como a Dextrose, a Maltodextrina e o Waxy Maize. Se você ainda não leu “Suplementação: parte 1”, clique aqui, para compreender melhor o mundo dos suplementos vitamínicos.

Vou começar explicando um ponto super importante, que já falei por aqui algumas vezes, mas que é sempre bom repetir. Os músculos não são construídos somente com proteínas, claro que é necessário também, além dela a soma de um conjunto de vitaminas e minerais, mas os carboidratos são essenciais para o crescimento muscular (reveja sua alimentação se você estiver fazendo uma dieta low carb e tomando whey protein, por exemplo, isso não vai dar certo).

Exemplos de suplementos energéticos:

  • Dextrose: carboidrato simples de fácil e rápida absorção com índice glicêmico elevado (clique aqui para saber mais), elaborada a partir do amido de milho, fornece energia e melhora do desempenho durante a atividade física.
  • Maltodextrina: diferente da Dextrose (que muitos confundem), é um carboidrato complexo também feita a partir do amido de milho. Com índice glicêmico baixo, é absorvida lentamente, fornecendo assim energia gradualmente ao corpo.
  • Waxy Maize: assim como a Dextrose e a Maltodextrina, ele também é obtido a partir do amido de milho, porém com o menor índice glicêmico, o que deixa o organismo com energia por mais tempo.

Estes suplementos energéticos, assim como todos os outros, comumente utilizados, devem ser bem avaliados e recomendados, pois devem ser principalmente usados para atletas de alta performance, onde a energia precisa ser rápida e fácil de ser consumida durante uma prova, por exemplo. Como disse na primeira parte desta matéria, não é porque seu amigo toma que você deve tomar.

Outro ponto super importante, se a dose for excessiva, o resultado será completamente o oposto ao esperado, fique atento. Cada metabolismo é um, procure um nutricionista e veja se você precisa ou não de suplementos e se precisar qual e quanto é o mais recomendado pra você.

Espero que tenham gostado, repetindo: cuidado com a ingestão de suplementos, ok?!

Beijos!

 


Um comentário sobre “Suplementação: parte 2

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s