Alface: qual tipo escolher?

Boa noite leitores,

A Alface é a mais popular das hortaliças folhosas e muito benéfica para nossa saúde. Sim, até a alface que muitos acreditam que não interfere em nada na nossa alimentação, conhecendo melhor cada tipo, podemos optar por uma melhor escolha

Vou falar hoje dos quatro tipos mais consumidos e conhecidos da alface: AMERICANA, CRESPA, LISA E ROXA. Todos estes tipos (assim como outros que não citei) são importantes de serem inseridos no dia a dia pelas suas qualidades nutricionais. Uma qualidade muito importante é que a alface tem 96% da sua composição de água, isso quer dizer que é um poderoso alimento diurético e desintoxicante.

Outra qualidade relevante é a quantidade de fibras que esta hortaliça possui, e como vocês podem observar na tabela abaixo, a alface do tipo LISA é a que mais apresenta fibras. Lembrando que os números a seguir são quantidades em gramas e miligramas de alguns nutrientes presentes em 100 g do alimento, que seriam aproximadamente 12 folhas de alface médias.

Ainda considerando a tabela, a quantidade de proteína na alface LISA, assim como os índices de potássio e vitamina C, fazem dela um opção muito interessante, sendo que a mesma dentre os tipos que citei é a menos consumida pela população. E o valor, que pra mim foi novidade, foi a quantidade de ferro existente em 100 g de alface ROXA. Para vocês terem noção, podemos compará-la com um pedaço de 100 g de carne vermelha. Ou seja, alface ROXA é uma ótima opção principalmente para os veganos, por ser considerada fonte de ferro.

Os valores de calorias e de gordura não foram inseridos na tabela pois são insignificantes. Mas, tenho uma observação muito importante a fazer sobre esse ponto. O clichê que todos os nutricionistas falam: “deve-se comer legumes e verduras diariamente pois é saudável“, não é válido se você lotar de óleo/azeite, sal, molhos prontos, combinado?!

Assim, aprender a escolher a melhor opção para a sua saúde é a chave para uma alimentação saudável completa. Espero que tenham gostado, se tiverem alguma dúvida ou se quiserem saber sobre algum outro alimento, me escrevam.

Beijos e bom feriado para todos!

 



 

 

 


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s