Vitamina C e seus vários benefícios

Boa noite leitores,

A vitamina C, também conhecida por ácido ascórbico, é um dos nutrientes mais falados e consumidos por todos, mas poucos sabem os diversos benefícios que ela pode trazer ao nosso organismo.

As funções dela vão muito além de auxiliar na imunidade do corpo. O ácido ascórbico (AA) é super importante na questão da imunidade sim, sendo essencial para a prevenção de gripes e resfriados. 

Mas ele vai adiante, de acordo com um estudo realizado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, a vitamina C faz parte da produção de colágeno do corpo, e portanto é fundamental na manutenção dos tecidos conjuntivos, na elasticidade e clareamento da pele e na cicatrização de feridas; é riquíssimo em antioxidantes, indo a favor das características do envelhecimento, e assim neutralizando os radicais livres (causados pela poluição, radiação, fumo, álcool, sedentarismo, excesso de gordura e açúcar).

Com isso, a ingestão correta e diária de vitamina C, também é ideal para manter os níveis de ferro adequados, pois ela auxilia na absorção deste mineral. Sendo que, sua falta pode causar fraqueza muscular e anemia, como primeiros sintomas e assim prejudicar esportistas (por isso sempre devemos estar ligados em todos os nutrientes e fazer uma alimentação bem variada). Quando os níveis de vitamina C no corpo estão bem abaixo do recomendado, podem ocorrer efeitos mais severos, como sangramentos na gengiva (escorbuto) e dores nas articulações. 

Porém, tudo deve ser controlado certo?! Pois o excesso das vitaminas também podem ser prejudiciais ao organismo. No caso da qual eu escolhi hoje, altos níveis de AA podem causar distúrbios gastrointestinais, cálculos renais, sobrecarga de ferro, entre outros. 

Podemos encontrar a vitamina C em diversos alimentos, vou listar alguns dos que possuem maior concentração e também dos mais conhecidos por ter essa vitamina na composição, mas que em alguns não são níveis tão altos assim (todos os valores retirados da TACO, em quantidades de 100g do alimento e ordem decrescente):

– Acerola 941,4 mg

– Caju 219,3 mg

– Pimentão amarelo 201,4 mg

– Goiaba 99,2 mg

– Couve 96,7 mg

– Kiwi 70,8 mg

– Laranja 53,7 mg

– Limão 38,2 mg

A recomendação para os adultos desta vitamina é de uma quantidade diária média de 80mg/dia, sendo que essa quantidade deve ser aumentada em casos de infecções, gravidez e amamentação e em tabagistas. É importante que uma das frutas do seu dia seja rica em vitamina C.

Espero que tenham aprendido mais sobre a tão benéfica vitamina C.

Até a próxima! 


3 comentários sobre “Vitamina C e seus vários benefícios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s