Banana: qual tipo escolher?

Boa noite leitores,

A banana é uma das frutas mais consumidas, principalmente aqui no Brasil, por causa do nosso clima tropical que favorece a plantação e assim temos em grande quantidade, abaixando assim seu valor de mercado. Existem vários tipos de bananas, mas hoje vou falar um pouco da diferença entre quatro das mais populares: Prata, Nanica, da Terra e Maçã.

Os dois assuntos mais falados em relação a banana, é sua alta concentração de potássio e sua elevada quantidade de carboidrato. Sobre este último, já falei um pouco, mas é sempre bom reforçar, as bananas por terem uma maior quantidade de carboidrato não devem ser retiradas da alimentação, elas mesmo assim não são classificadas por carboidratos, continuam sendo frutas, aquelas que devemos consumir (de acordo com o Ministério da Saúde) de 3 porções ao dia. As bananas devem ser consumidas em momentos certos do seu dia e na quantidade certa também.

Porém, mesmo dentre as bananas podemos fazemos melhores escolhas, além do paladar (qual você gostar mais), podemos escolher o tipo que tem mais fibras por exemplo, vamos ver (de acordo com a TACO – Tabela de Composição dos Alimentos da Unicamp):

  • Banana da Terra: também conhecida como banana comprida e banana roxa, ela possui uma melhor palatabilidade após cocção, devido a polpa rosada com sabor adstringente, e assim menos doce que a maioria. É o tipo, dentre as analisadas, com o menor índice de fibras e maior quantidade de carboidratos e assim de calorias.
  • Banana Maçã: possui a casca fina e a polpa mais clara, com sabor e odor mais suaves, e por isso ela é o tipo recomendado para bebês. Ela tem o maior nível de fibras, sendo assim mais digestiva (claro, que quando consumida com a quantidade ideal de água por dia, assim como todos os alimentos ricos em fibras), mas com a menor concentração de potássio.

 

  • Banana Nanica: é o tipo mais popular no Brasil, também conhecida como banana d’água, com polpa doce e macia, é a que mais possui potássio em sua composição.

 

  • Banana Prata: por ser mais durável, ela é preferida por muitos, sua polpa é consistente e um pouco menos doce do que a nanica. Com o segundo maior índice de fibras e também de potássio, ela é uma ótima opção.

 

Como falei, podemos também fazer melhores escolhas de acordo com os tipos de um mesmo alimento. No caso das bananas, podemos escolher conforme o que precisamos no momento, por exemplo: a Banana Maçã é melhor para bebês, e também para aqueles que precisam de bastante fibras (regular o intestino e outras coisas mais), a Banana da Terra para preparações quentes. A Nanica e a Prata são boas opções para praticantes de atividade física, devido ao seu alto teor de potássio e assim por prevenir câimbras e também possuírem altos níveis de fibras.

Para tudo o que deseja, há melhores escolhas, vá atrás delas!

Espero que tenham gostado, até a próxima matéria.

Beijos


2 comentários sobre “Banana: qual tipo escolher?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s