Top 10 – melhores alimentos para sua saúde

Boa noite gente!

Mais um top 10 pra vocês, mas dessa vez só com alimentos do bem, na verdade, estes são na minha opinião os 10 melhores alimentos para nossa saúde, levando em consideração todos os nutrientes e suas funções, que não estão na moda e que são alimentos reais, sem aditivos, corantes artificiais e etc.

Sempre tento mostrar aqui no Blog alternativas fáceis e rápidas de preparar uma comida de verdade, e não acabar caindo nos ‘fast food’/industrializados. A conscientização do mundo já está mudando, e acredito que daqui há alguns anos a alimentação saudável já vai fazer parte do cotidiano da maioria da população.

Quero reforçar que existem além deste top 10, inúmeras outras comidas que podem e devem estar presentes na nossa vida, mas que se fosse nomear cada uma delas, ia ser um top 1 milhão e não top 10. Acredito que estas façam parte da alimentação de grande parte das pessoas, e que sejam fáceis de achar e com preços acessíveis também né?! Falo e gosto sempre de repetir, comida saudável não é sinônimo de comida cara, repitam comigo: comida saudável não é sinônimo de comida cara, ok?!

Vamos aos TOP 10:

10 – Gergelim 

Semente oleaginosa riquíssima em fibras, cálcio, proteína vegetal e gorduras boas, reduz o colesterol e ajuda no processo de emagrecimento e no controle  glicêmico, além de ajudar na prevenção de várias doenças, o gergelim ótima opção para veganos. Muitas vezes esquecemos dele, mas ele é tão versátil em receitas e excelente para a saúde que deveríamos colocá-lo como lembrete na geladeira. Leia mais, clicando aqui.

9 – Alho 

Tempero antigo e amigo da saúde, com propriedades curativas, anti-inflamatórias e antioxidantes, contém altos níveis de zinco e selênio. Seu odor forte se dá pela substância chamada alicina, é por causa dela que o alho é considerado um alimento funcional. Sua propriedade mais conhecida é pela prevenção de doenças do coração, isso porque o alho também tem funções anticoagulantes e auxilia na redução do colesterol ruim.

8 – Mandioca 

É uma boa opção de carboidrato, não contém glúten, possui baixo índice glicêmico e por isso dá saciedade por mais tempo. Sendo também versátil para uso em receitas doces e salgadas.

7 – Iogurte 

Probiótico, que deve ser consumido preferencialmente na sua forma desnatada, com redução de gordura e sem açúcar, assim como seus semelhantes (leite e queijo). Os iogurtes, além de ricos em cálcio e fontes importantes de proteína para os vegetarianos, podem reduzir os níveis de colesterol ruim e as chances de se ter câncer. Também os são versáteis, pois suas embalagens individuais são boas opções para lanches fora de casa.

6 – Ovo 

Uma das melhores fontes de proteína, na minha opinião. Muito prático, acessível financeiramente, rápido de preparar, opção para vegetarianos e fonte de albumina (presente na clara), antioxidantes, triptofano, ferro, vitamina D, colina, vitamina B12. Sem modismos com o ovo, ok?! Entenda mais, clicando aqui.

5 – Lentilha 

Uma das mais ricas em proteína do reino vegetal, além de ser fonte de fibras e ferro. A lentilha é uma opção excelente para veganos. E assim deve ser incluída nas preparações, junto ao carboidrato, em formato de hambúrguer, como salada, etc.

4 – Banana 

Outra opção super versátil, uma das minhas frutas preferidas e muito ricas. Ela é fonte de triptofano (hormônio do bem-estar), potássio (reduz câimbras e regula a pressão arterial) e em fibras, dando saciedade e regulando o intestino. Além de ser prática de levar para qualquer lugar e de descascar também né?! Conheço muitos preguiçosos que pensam muito nisso.

3 – Linhaça 

Semente riquíssima em gorduras boas e fibras, como fonte de ômega 3 ela é um poderoso anti-inflamatório, e auxilia no funcionamento do intestino e no processo de perda de gordura. Ela também é super versátil e pode ser adicionada à sucos, vitaminas, bolos, pães. Dica: Economize comprando em lojas que a vendem a granel, o preço é muito diferente do que naqueles pacotinhos fechados de marcas mais conhecidas. Saiba mais, clicando aqui.

2 – Limão 

É um termogênico e desintoxicante natural, que acelera o metabolismo e ajuda na digestão e alcalinização do mesmo. Por conter altas concentrações de vitamina C, o limão fortalece a função imunológica e melhora a saúde da pele. Clique aqui, para ler a matéria que fiz sobre a famosa água com limão.

1 – Couve 

Para mim ela é a número 1 pois é a hortaliça mais completa, ela é rica em cálcio, fibras, proteína, vitamina C e ácido fólico (assim como todas os vegetais folhosos verde-escuros). Sendo assim, a couve é um alimento funcional poderoso, desintoxica, regula o intestino, dá saciedade, fortalece o sistema imunológico, previne doenças do coração, e ainda pode ser consumida crua ou refogada, e colocada em inúmeros pratos e bebidas. Não é a toa que o suco verde ficou tão conhecido e é tão reconhecido pra saúde, certo?!

Vamos usar e abusar destes alimentos! Espero que tenham gostado, qualquer dúvida me escrevam.

Beijos!!!


Um comentário sobre “Top 10 – melhores alimentos para sua saúde

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s