Óleos vegetais: qual devo consumir?

Boa noite leitores,

O consumo de óleos gera uma grande discussão né?! A cada dia aparecem novos óleos, de diferentes origens prometendo milagres pra saúde. Mas vamos manter os pés no chão e não sair correndo pra comprar estes itens da “moda”, que geralmente são bem carinhos, combinado?!

Hoje vim aqui falar pra vocês sobre os óleos mais encontrados e utilizados no mercado e qual seria a melhor opção destes pro nosso organismo. Lembrando que o nosso corpo precisa de gordura para proteger os órgãos, servir de isolante térmico, fazer a absorção, a digestão, e o transporte de vitaminas lipossolúveis além de outras funções, mas mesmo sendo essencial para existirmos, a ingestão delas (gorduras em geral) deve ser bem controlada e selecionada (aqui entram as chamadas “gorduras boas”), pois o excesso delas é muito prejudicial.

De acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira, feito pelo Ministério da Saúde, o consumo do grupo dos óleos e gorduras adicionados deve ser de até uma porção diária, dando preferência aos óleos vegetais, azeite e margarina sem ácidos graxos trans, ou seja, o equivalente a uma colher de sopa. E também, preferindo ingerir os óleos e suas fontes, que contenham maiores quantidades de gorduras insaturadas (mono e poli). Vamos entender o porquê e em quais dos óleos mais comuns, podemos encontrá-las.

Estudos afirmam que as gorduras saturadas são aquelas que encontramos na maior parte dos alimentos de origem animal (leite e derivados, carnes em geral, bacon, banha de porco, etc). Além de serem encontradas em grande quantidade nos óleos de coco (clique aqui para saber mais) e de palma (azeite de dendê). Por isso são alimentos que devemos ter cautela em consumir, pois em altas quantidades podem elevar o colesterol e gerar doenças cardiovasculares, além de outras relacionadas.

As insaturadas, que são divididas em mono e poli-insaturadas são aquelas que se consumidas adequadamente trazem benefícios ao organismo, como prevenção de algumas doenças do coração e também do câncer. Suas principais fontes são: peixe e derivados, azeite de oliva, alguns óleos vegetais, oleaginosas, sementes, abacate etc.

A partir disso, analisando a quantidade de gorduras saturadas e insaturadas dos óleos de Soja, Canola, Girassol e Milho, posso dizer que na escala do mais adequado para o menos temos: CANOLA > SOJA > GIRASSOL > MILHO. Porém, considerando os alimentos mais transgênicos (organismos geneticamente modificados) hoje produzidos, temos Soja e Milho. Por isso, dentre estes quatro tipos, é preferível comprar o óleo de Canola e o de Girassol. Não estou falando que estes dois últimos não são ou que não possam ser transgênicos, mas da mesma forma que os agrotóxicos, devemos ter bom senso e sempre fazer melhores escolhas.

Claro que, existem outros não muito comuns que também podem ser utilizados, e que mesmo assim, independente de sua origem a quantidade sempre deve ser controlada. Se quiserem saber sobre alguns deles que não falei aqui, me escrevam. O azeite de oliva extra virgem, que tem um custo benefício um pouco maior, mas que é considerado uma gordura boa, irei falar em outra matéria só sobre ele, ok?!

Observação importante: a quantidade controlada que falei e que o Ministério da Saúde recomenda como 1 colher de sopa por dia (15 ml), é para ser utilizada para temperar/refogar/grelhar e não para fritar os alimentos (imersos em gordura). O processo de fritura (imersão), independente de qual gordura você utilize é prejudicial à saúde, e deve ser um consumo esporádico. 

Espero que tenham gostado, beijos e até a próxima!!!

 

 


2 comentários sobre “Óleos vegetais: qual devo consumir?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s