Alimentos orgânicos: por que é melhor consumi-los? 

Boa noite leitores,

Hoje vou falar um pouquinho dos Alimentos Orgânicos. Cada vez mais o consumo, e por consequência a produção deles cresce e vão surgindo novos métodos de produção, outros benefícios vão sendo descobertos, e nós ficamos um pouco sem saber o que fazer né?! Pois como vemos, os preços de produtos orgânicos ainda são mais elevados do que os convencionais. Mas e aí, será que vale a pena pagar um pouco a mais por isso? O que os alimentos orgânicos podem nos acrescentar? Onde podemos comprá-los?

Pela FAO (Food and Agriculture Organization), os Alimentos Orgânicos são definidos como aqueles alimentos in natura ou processados que são oriundos de um sistema orgânico de produção. A produção deles é baseada em técnicas que dispensam o uso de pesticidas, fertilizantes, medicamentos veterinários, organismos geneticamente modificados, conservantes, aditivos e irradiação.

De acordo com um artigo publicado na Revista Panamericana de Saúde Pública, foi observado que a exposição a longo prazo aos agrotóxicos pode aumentar a propensão do desenvolvimento de doenças, prejudica a fertilidade e qualidade do solo, diminuindo a quantidade de nutrientes que o mesmo passa para os alimentos na hora do crescimento. Além disso, alguns afirmam que o uso de agrotóxicos nos alimentos pode mascarar seu gosto natural e assim ficam menos saborosos.

Em relação aos preços que os Alimentos Orgânicos são comercializados, quando comparado com os alimentos convencionais, eles ainda não são competitivos no mercado, e devido a baixa procura têm seu valor aumentado. Porém, com a nova onda de produtos orgânicos, e como a procura vêm aumentando com o passar do tempo, esta questão de preço será resolvida em alguns anos, acredito.

Enquanto isso, as feiras orgânicas são as melhores opções de compra,  tanto em relação a preços quanto em qualidade. Encontre a feira mais próxima de você, clicando aqui.

Assim, na minha opinião e a partir de estudos, o consumo de Alimentos Orgânicos ainda não tem como ser exclusivo em nossa alimentação, principalmente pelo seu alto valor comercial. Sempre digo para os meus pacientes, o que você puder comprar que seja orgânico, melhor. Caso não possa, continuemos com os produtos convencionais e aguardando o crescimento do mercado dos orgânicos. Ou então, uma terceira opção, evite ou dê preferência em comprar orgânicos, para alimentos os quais mais são adicionados agrotóxicos em sua produção, como estes abaixo, classificados pela ANVISA.

Qualquer dúvida me escrevam.

Beijos e até a próxima!


5 comentários sobre “Alimentos orgânicos: por que é melhor consumi-los? 

  1. Essa questão dos altos preços dos alimentos orgânicos é muito contraditória.Pois se não são usados produtos quimicos na sua produção(que segundo os agricultores torna a produção mais cara)porque preços tão altos ?.Como vc disse porque a procura é pequena,mas se fossem mais baratos seria maior,já que tanto bem fazem ao organismo.Mas…..coisas do comércio.bjs.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s