Os benefícios do Licopeno

Boa noite leitores,

O licopeno é a substância que dá a coloração avermelhada para algumas frutas, chamada de carotenoide. É um composto amplamente encontrado na natureza e fundamental para o melhor funcionamento do corpo, assim como para prevenção de doenças significativas.

De acordo com um estudo da Universidade Estadual de Maringá, o licopeno é super resistente ao calor e, assim, aos processos culinários que utilizam o fogo. Sua biodisponibilidade é aumentada, se o tomate for cozido e processado (ou seja, cortado/amassado/batido) e a ele adicionado um pouco de gordura boa, claro (por exemplo, azeite de oliva extra virgem/oleaginosas/sementes). Isso ocorre, porque a quebra das partículas de tomate (no caso) faz com que o licopeno seja liberado e melhor absorvido.

A capacidade antioxidante desta substância tem sido relacionada com a diminuição do risco contra doenças degenerativas, como alguns tipos de câncer (cervical, mama, trato digestivo, pele, bexiga e principalmente o de próstata), degeneração macular e doenças
cardiovasculares.  Os carotenoides também auxiliam na melhoria das funções do sistema imunológico, e na redução de lesões causadas por radiação nuclear.

Além disso, este composto tem um papel primordial na oxidação do colesterol ruim (LDL) e por isso sua positiva influencia no câncer de próstata e em doenças cardiovasculares. Assim, pelo Ministério da Saúde, acredita-se que o licopeno pode reduzir em até 50% o risco de câncer de próstata. 

Um estudo publicado na Revista de Nutrição, da Universidade Federal de Santa Catarina, afirma que o tomate é o alimento mais falado quando se trata de licopeno, pois é o que contém a maior concentração do mesmo, porém que existem outras frutas que também podem ser fontes desta substância e assim auxiliar em nossa saúde, são elas: mamão, goiaba, pitanga e melancia.

Pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), alimentos que contenham licopeno podem ser aprovados como Alimentos Funcionais. Assim sabemos que seus efeitos para a saúde são inúmeros e que ingestão frequente destes alimentos é de grande importância ao organismo.

Invista em você, tenha uma alimentação saudável!

Espero que tenham gostado, beijos!

2 comentários em “Os benefícios do Licopeno

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s