Os benefícios do Licopeno

Boa noite leitores,

O licopeno é a substância que dá a coloração avermelhada para algumas frutas, chamada de carotenoide. É um composto amplamente encontrado na natureza e fundamental para o melhor funcionamento do corpo, assim como para prevenção de doenças significativas.

De acordo com um estudo da Universidade Estadual de Maringá, o licopeno é super resistente ao calor e, assim, aos processos culinários que utilizam o fogo. Sua biodisponibilidade é aumentada, se o tomate for cozido e processado (ou seja, cortado/amassado/batido) e a ele adicionado um pouco de gordura boa, claro (por exemplo, azeite de oliva extra virgem/oleaginosas/sementes). Isso ocorre, porque a quebra das partículas de tomate (no caso) faz com que o licopeno seja liberado e melhor absorvido.

A capacidade antioxidante desta substância tem sido relacionada com a diminuição do risco contra doenças degenerativas, como alguns tipos de câncer (cervical, mama, trato digestivo, pele, bexiga e principalmente o de próstata), degeneração macular e doenças
cardiovasculares.  Os carotenoides também auxiliam na melhoria das funções do sistema imunológico, e na redução de lesões causadas por radiação nuclear.

Além disso, este composto tem um papel primordial na oxidação do colesterol ruim (LDL) e por isso sua positiva influencia no câncer de próstata e em doenças cardiovasculares. Assim, pelo Ministério da Saúde, acredita-se que o licopeno pode reduzir em até 50% o risco de câncer de próstata. 

Um estudo publicado na Revista de Nutrição, da Universidade Federal de Santa Catarina, afirma que o tomate é o alimento mais falado quando se trata de licopeno, pois é o que contém a maior concentração do mesmo, porém que existem outras frutas que também podem ser fontes desta substância e assim auxiliar em nossa saúde, são elas: mamão, goiaba, pitanga e melancia.

Pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), alimentos que contenham licopeno podem ser aprovados como Alimentos Funcionais. Assim sabemos que seus efeitos para a saúde são inúmeros e que ingestão frequente destes alimentos é de grande importância ao organismo.

Invista em você, tenha uma alimentação saudável!

Espero que tenham gostado, beijos!


Um comentário sobre “Os benefícios do Licopeno

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s