Abacate X Avocado

Boa noite leitores,

Muitos não sabem mas Abacate e Avocado não são a mesma fruta, apesar do nome “avocado” ser a tradução em inglês de “abacate”, o que fica bastante confuso, eles são espécies diferentes. Os dois são similares em sabor e aparência, mas em relação a composição nutricional, se diferem um pouco.

O Avocado, possui 5 vezes menos água do que o Abacate, e também 10% menos calorias, o que não é tão significativo levando em consideração que a contagem de calorias não é o único método de analisar se a ingestão daquele alimento é adequada ou não e, em relação aos nutrientes mais importantes eles se assemelham e nos trazem benefícios igualmente. Então na hora da compra, decida pelo de menor valor ou o mais encontrado, que no caso ainda é o Abacate.

Os dois, sendo ditos como ‘frutas calóricas‘ não devem ser retirados de uma alimentação saudável, mas sim quantificados. Como sempre falo, a quantidade é tão importante quanto a qualidade, e eles tendo muitos pontos positivos a nos oferecer, devem ser consumidos.

Um estudo da Revista Brasileira de Endocrinologia e Metabolismo diz que, sua composição nutricional é conhecida pela alta concentração de gordura (uma grande parte do valor aumentado de calorias vem daí), contudo mais que 70% dela são as gorduras mono e poli-insaturadas, as taxadas como ‘gorduras do bem‘, as mesmas encontradas em azeite de oliva, oleaginosas, peixes e sementes. As quais, nos auxiliam na redução dos níveis de colesterol ruim (LDL) e triglicérides, aumento do colesterol bom (HDL) e assim como consequência reduzem o risco de doenças cardiovasculares e outras importantes doenças inflamatórias associadas.

Além disso, e que não é muito comentado, é a enorme quantidade de fibras que uma porção dessas frutas possuem. Sendo assim, sabemos que as fibras nos proporcionam uma sensação maior de saciedade, retardando a digestão e podendo ajudar para aqueles que possuem Diabetes e também para todos que desejam perder/controlar o peso/gordura. Sem contar com o benefício mais conhecido de se ingeri-las, que é a melhora do funcionamento intestinal.

Portanto, não tirem ou coloquem um alimento do seu cotidiano, porque você ouviu falar (em algum lugar), que fazia mal ou bem para determinada coisa. Leia, entenda, pergunte a um nutricionista, e assim descubra o que e quanto é adequado para você.

Espero que tenham gostado! Me escrevam

Beijos

Ps: Esta é a matéria número 100 do Blog, quero agradecer a todos os meus fiéis leitores!

 

 


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s