Os benefícios das algas

Boa noite gente!

Nos últimos tempos a comida japonesa ganhou espaço no cotidiano dos brasileiros e vem sendo cada vez mais consumida. Os pratos dessa culinária são ricos em cores, com variações de texturas e sabores. Um dos alimentos mais presentes e diferentes são as algas. Acredito que, a maioria dos amantes dos pratos japoneses a consumam por estarem junto às preparações, mas não por seus benefícios.

São algumas as variações de algas existentes, mas o tipo mais consumido é o Nori, aquela que enrola os sushis e os temakis, mas que podem estar presentes no seu cotidiano de outras formas também. As algas são alimentos altamente nutritivos, ricas em proteína, fibras (leia aqui sobre fibras), vitaminas e minerais e com baixo nível de gorduras.

fullsizerender

Na tabela acima, coloquei a comparação entre a alga Nori e alguns alimentos, em relação a três nutrientes, para compreendermos que se adicionada ao nosso cotidiano e em conjunto com outros alimentos importantes, teremos benefícios extras.

Ricas em vitaminas importantes como A, B e K, as algas auxiliam na imunidade do organismo, no sistema da visão, e como um antioxidante natural, melhorando a vitalidade da pele, do cabelo e das unhas. Além de ajudar na saúde emocional e mental, as algas também facilitam a absorção de carboidratos, proteínas e gorduras, por sua grande concentração de vitaminas do complexo B.

Elas também possuem cálcio, e ele junto a vitamina K ajudam na saúde dos ossos e na coagulação sanguínea, contribuindo para uma melhor e mais rápida cicatrização. Assim, com essa alta concentração de fibras e vitaminas, as algas são alimentos que se ingeridos corretamente podem auxiliar na perda de peso e de gordura.

As algas também podem ser consumidas na forma em pó (como a spirulina – outro nome que está em alta), como crips na comida, em sopas, como snacks ou na culinária japonesa. São ótimas opções para vegetarianos, devido a sua alta concentração de proteínas e cálcio, principalmente.

Contudo devemos tomar cuidado com a quantidade ingerida,  pois em alguns tipos de algas é adicionado sódio. Além disso, a culinária japonesa mesmo que dita como mais saudável, tem alguns poréns que devem ser analisados e assim consumida com equilíbrio (falarei mais dela em um próximo Post), como todos os outros alimentos existentes no mundo, como sempre falo, a alimentação balanceada é o segredo de tudo, não existem milagres.

Espero que tenham gostado, beijos e até a próxima!

 

 


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s