Pãezinhos Multigrãos

Boa noite gente!!!

Essa semana fiz um teste de uma receita que já estava querendo há algum tempo. Quem me conhece sabe que pão de queijo é um dos meus vícios. Já postei aqui no Blog uma receita de pão de queijo de tapioca que realmente ficou bom, mas que não chega aos pés deste que vou postar hoje, mesmo não colocando nenhum tipo de queijo. Quis fazer a receita bem básica para experimentar e das próximas vezes vou inovando, esta não é totalmente de minha autoria, peguei algumas que gostei na internet, juntei e fiz algumas alterações. É uma receita prática e fácil de fazer, e é uma ótima opção para um lanche.

Vamos a receita destes pãezinhos de mandioquinha multigrãos com ervas, sem glúten e sem lactose!

Ingredientes:

  • 220 g de mandioquinha (batata baroa) cozida e amassada
  • 1 ovo inteiro
  • 1/4 de xícara de chá (60 ml) de azeite de oliva extra-virgem
  • 3/4 de xícara de chá (180 g) de polvilho azedo
  • 1/2 xícara de chá (120 g) de polvilho doce
  • 1 colher de chá (5 g) de orégano seco
  • 1 colher de chá (5 g) de alecrim seco
  • 1 colher de sobremesa (15 g) de grãos de linhaça
  • 1 colher de sobremesa (15 g) de chia
  • 1 colher de sobremesa (15 g) de gergelim
  • 1 colher de chá (5 g) de sal

Modo de fazer: Cozinhe a mandioquinha até ficar bem macia, na consistência de purê. Após isso, numa vasilha, coloque todos os ingredientes e misture tudo com as mãos, até desgrudar e formar uma massa homogênea (se necessário coloque mais polvilho, na proporção de 3 do azedo para 2 do doce – eu precisei colocar mais 3 colheres de sopa do polvilho azedo e 2 do polvilho doce, mas cuidado, isso varia e as vezes nem é necessário, você saberá se é preciso colocar se a massa estiver muito grudenta).

Com a massa homogênea e sem grudar nas mãos, faça bolinhas de mais ou menos 4 cm de diâmetro e coloque passa assar, em forno pré-aquecido a 180ºC, por cerca de 30 minutos, ou até que estejam dourados (varia de forno para forno).

paozinho-multigraos

Rendimento: 20 unidades de 30 g.

  • 1 unidade tem 92,5 kcal/ 16 g de carboidrato/ 1 g de proteína/ 4 g de gordura (gorduras boas, provindas do azeite e das sementes)/ 1 g de fibras.

O polvilho, tanto o azedo quanto o doce são ingredientes que estão sendo bem utilizados atualmente pelo fato dele não conter glúten, mas que muita gente não conhece sua origem. O polvilho, é o pó fino feito a partir do líquido que escorre da mandioca, quando é deixado decantar (diferente, porém da mesma origem da tapioca, que é o polvilho lavado, decantado algumas vezes, que em seguida passa por um processo de secagem, para assim formar os grânulos).

Os dois tipos do polvilho vêm da decantação da mandioca, mas enquanto uma parte é seca e moída (o doce), a outra fermenta antes de passar pela secagem e moagem, o que vai dar um sabor mais intenso e azedo (o azedo). Geralmente nas receitas de pãezinhos são usados os dois tipos, o azedo devido a sua melhor capacidade de expansão, confere uma consistência aerada e leve, e o doce, deixa o alimento mais uniforme e crocante.

Espero muito que tenham gostado! Testem em casa e me contem o que acharam, façam modificações e acrescentem queijo se desejarem.

Beijos e até a próxima!


Um comentário sobre “Pãezinhos Multigrãos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s