Cortar carboidrato, emagrece??

Atualmente, percebe-se uma preocupação maior das pessoas com a saúde, mas ainda é enorme a quantidade de pessoas que leva a alimentação como uma questão somente de estética e principalmente como um meio de obter resultados rápidos. A quantidade de Dietas da Moda que vão surgindo e sumindo na mídia, e que circulam pela boca de muitos é cada dia maior. A que vou esclarecer hoje é a “milagrosa” Dieta Sem Carboidrato, que já está persistindo por um tempo e que precisa ser descartada de uma vez por todas.

O Guia Alimentar para a População Brasileira, desenvolvido pelo Ministério da Saúde, afirma que “De acordo com os princípios de uma alimentação saudável, todos os grupos de alimentos devem compor a dieta diária: água, carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas, fibras e minerais, os quais são insubstituíveis e indispensáveis ao bom funcionamento do organismo.”

De acordo com a Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, o metabolismo de carboidratos tem papel crucial no suprimento de energia. Ele é estocado no nosso corpo nos músculos e no fígado, sendo utilizado na contração e no desenvolvimento muscular, na resistência física, na manutenção da glicemia, no suprimento das necessidades energéticas do cérebro, do sistema nervoso, do sistema imune e de vários outros.

São por estes motivos, que a falta ou a restrição completa de carboidratos na alimentação, geram sintomas como: cansaço, falta de raciocínio e concentração, dor de cabeça, náusea, tontura, hipoglicemia, obstipação, halitose (mau hálito),  irritabilidade, câimbras, baixa pressão arterial, e até depressão. Além disso, é cientificamente comprovado que a restrição do carboidrato na dieta causa perda de proteínas musculares, ou seja, além da falta de carboidrato não estar contribuindo para a formação muscular, ela ainda está fazendo com que os músculos já construídos atrofiem.

Para os esportistas de plantão, saibam que uma grande parte da fadiga que ocorre em exercícios físicos prolongados e de alta intensidade está associada com baixos estoques de carboidrato. Assim, além de sabermos que o consumo de carboidrato deve ser diário, é essencial saber a quantidade ideal para cada organismo, e para tipo de exercício.

Já repararam que a famosa Dieta Sem Carboidrato é ‘indicada’ por um tempo determinado e curto?! Agora já sabem o porque né, pois quanto mais tempo ela se persistir mais serão os sintomas que irão aparecer ao organismo, e mais preocupantes para a saúde.

Sendo assim, para emagrecer de verdade, e o resultado ser duradouro, é preciso adequar toda a sua alimentação. A ingestão diária de carboidrato é extremamente importante para a saúde do organismo, para saber qual é a quantidade certa para você é indispensável uma avaliação da(o) nutricionista.

Espero que tenham gostado. Fujam das Dietas da Moda!!!

Beijos


4 comentários sobre “Cortar carboidrato, emagrece??

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s