Gergelim: em o poder das sementes

Boa noite leitores,

O gergelim é uma semente oleaginosa, destacada como altamente nutritiva e funcional, originária do Oriente (por isso muito usado na culinária chinesa e japonesa) e utilizado como condimento. 

Possui duas formas na natureza: a espécie preta, que é mais forte e usada principalmente no preparo do gersal (gergelim + sal), e a espécie creme, que é a mais encontrada por aqui, sendo que ela torrada dá origem ao tahine (pasta de gergelim).

Ambas as espécies, mesmo que tão pequenas, trazem inúmeros benefícios ao nosso organismo e à nossa saúde. O gergelim é riquíssimo em fibras, antioxidantes, proteína, gorduras boas, fósforo, potássio e cálcio.

Sendo assim, ele é ótima opção para ajudar no processo de emagrecimento, pois aumenta a saciedade e é digerido lentamente pela sua grande quantidade de fibras, ajudando também os diabéticos, pois auxilia no controle glicêmico.

Os antioxidantes e as gorduras boas presentes nesta semente, previnem várias doenças crônicas não transmissíveis, inflamatórias e degenerativas, causadas pelo estresse oxidativo, além de minimizar os sinais do envelhecimento e reduzir o colesterol.

O gergelim creme, possui maior quantidade de carboidratos, gordura e assim maior valor calórico do que o gergelim preto, o qual apresenta duas vezes mais quantidade de fibras e duas vezes mais antioxidantes do que o primeiro.

Esta semente é uma excelente opção para veganos por ser fonte de cálcio e proteínas. Sua quantidade de cálcio, presente em 100 g é 5x maior do que a mesma quantidade de leite. E possui igual valor de proteína (lembrando que uma é de fonte animal e a outra vegetal) se comparado aos mesmos 100 g de carne bovina. 

Uma particularidade do gergelim creme, é que muitas vezes ele já é encontrado torrado, e por isso já tem uma coloração mais marrom. Mas em casa, podemos torrá-lo em frigideira ou no forno, para realçar o sabor e dar uma crocância  especial nas refeições. 

O gergelim é uma semente muito versátil, que dá para ser incluída em várias preparações e também usarmos na versão pasta (tahine). Colocá-lo no nosso cotidiano só irá nos trazer benefícios, mas tome cuidado com a quantidade, nada em excesso faz bem ao organismo e aí sua capacidade nutritiva pode ser anulada. 

Espero que tenham gostado de conhecer mais um potente alimento funcional.

Até a próxima matéria! 

Beijos


Um comentário sobre “Gergelim: em o poder das sementes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s