Dicas para escolher as melhores frutas

Boa noite leitores,

Quando vamos às compras alimentícias, a parte mais difícil (que muitos me questionam), é a parte da escolha das frutas, certo? Como escolher as mais maduras, as mais doces e as que têm mais suco? Existem vários modos populares para se fazer isso, pela textura, pelo odor, pela aparência, mas vamos pelos métodos mais práticos e eficientes.

É sempre bom lembrar que é preferível comprar as frutas que são da época, as quais estão sendo produzidas pelo clima favorecido, e assim contém mais sabor e uma maior qualidade. E claro, que com um preço mais justo.

Existem observações importantes que valem para todas as frutas e que devem ser observadas, como frutas batidas, amassadas, rachadas, muito moles, com odor forte e murchas, e que não devem ser escolhidas.

Agora vamos ver alguns sinais específicos de algumas frutas, vou falar das mais populares e que apresentam mais dúvidas na hora da escolha:

Maçã

Uma fruta mais arrendondada e de coloração homogênea e viva significa que está madura. Também deve-se escolher as mais pesadas (pois possuem mais água e são mais suculentas) e com cascas lisas e sem depressões.

 

 

Uva

Escolha aquelas que estejam com os  cachos mais cheios, aqueles com as uvas mais firmes e lisas, com cor apropriada a variedade do tipo. Se a fruta estiver se desprendendo fácil do cacho, é sinal que já passou do ponto.

Banana

 

Devem estar sempre presa à penca, com casca lisa, amarela e pequenas manchinhas pretas, que significam que ela está madura.

 

Mamão/Manga/Pera:
 

Escolha as de casca firmes, mas sensíveis e macias ao toque, com a casca sem manchas e a coloração característica da fruta.

Melão

Devem apresentar casca firme, com cor viva, bem amarelo. Para saber se está madura um truque é apertar sua extremidade oposta do caule, se ceder significa que está pronto para o consumo. Outro ponto é sacudir um pouco a fruta, se ouvir o barulho das sementes soltas é um sinal de que está no ponto para consumo.

Melancia  

Um bom método de saber se ela está madura é dar um toque com os nós dos dedos na casca, se sair um som firme, abafado e oco, está num bom ponto. Além disso, ela tem que estar com a casca firme e grossa, e com poucas manchas, suas listras na casca devem ser grossas. Caso ela já esteja cortada,                                                                              prefira as com coloração vermelho forte.

Maracujá

Quanto mais pesado mais polpa tem, o maracujá azedo é o mais conhecido e consumido por aqui, ele deve estar enrugado para significar que está maduro, além disso a casca deve estar amarelada.

 

Laranja/Limão

Para mais suco deve-se escolher as frutas com casca lisa, fina, brilhante e macia, sem aqueles furinhos que geralmente estas frutas possuem.

 

 

Abacaxi

Não adianta só tirar uma folha da coroa para saber se está maduro. A parte mais importante de se analisar no abacaxi é sua casca. Quanto mais lisa ela estiver melhor, os “olhinhos” da casca devem estar bem espaçados e sua base deve estar úmida. Além da coloração ser mais amarelada e seu cheiro de doce.

 

Espero que tenham gostado das dicas, se quiserem saber sobre alguma fruta que não está aqui, me mande um comentário aqui embaixo.

Beijos e até semana que vem!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s