Conheça os benefícios das ervas

Boa noite leitores,

Originárias da região do Mediterrâneo, as ervas aromáticas são normalmente utilizadas na cozinha mas, muitas pessoas não conhecem os vários benefícios que seu consumo trás ao nosso organismo, e as adicionam para dar uma beleza a mais no prato.

Elas são muito versáteis, podendo ser utilizadas frescas, secas, em pó, em preparações culinárias e também em chás. Além de poderem ser plantadas e cultivadas em pequenos vasinhos em apartamento, ou mesmo em um espaço maior.

Como falei, muitas pessoas ainda não conhecem as propriedades nutricionais das ervas aromáticas e o quanto elas podem acrescentar na nossa saúde, assim vou falar um pouquinho de 5 delas:

Alecrim Uma das ervas mais utilizadas, o alecrim é rico em cálcio (duas vezes mais do que o leite), compostos antiinflamatórios, auxiliando na prevenção do câncer, potencializando o sistema imune e com ação antibacteriana, auxiliando contra a gastrite e outras doenças do trato gastrointestinal, além do fortalecimento da parte óssea do corpo.

SalsaPopularmente conhecida como salsinha, ela também é rica em cálcio, além de ser fonte de potássio (duas vezes mais que a banana, que é conhecida por ser rica nesse mineral) e de vitamina C (quantidade igual a laranja). Sendo importante na imunidade, ela também é diurética, e por isso auxilia nas doenças renais.

OréganoRico em vitamina B6 e ácico fólico (2x maior que a quantidade presente no espinafre), o orégano tem uma excelente função antioxidante e antifúngica, previne anemia e doenças do coração, assim como participa na formação fetal, opção para as grávidas consumirem. 

HortelãCom sabor refrescante, rica em vitamina A, a hortelã auxília nos sintomas da gripe, dores, enjôos e no sistema digestivo em geral. Ela também auxilia na eliminação de toxinas do organismo, podendo ser uma ótima opção de ingrediente para os sucos detox. E no sono, melhorando as noites mal dormidas se ingerida ou simplesmente ao sentirmos seu aroma. 

Coentro Riquíssimo em proteína (quantidade igual a de 1 filé de carne de boi cozido), ótima fonte de fibras (possui 5x mais fibras do que a farinha de trigo integral, por exemplo), de cálcio (quase 6x mais do que o leite) e excelente fonte de ferro (40x mais do que 1 filé de carne de boi cozido). Assim, mesmo com seu sabor que não agrada muito alguns paladares, o coentro é um importante alimento funcional, ajudando na prevenção de várias doenças, como anemia, osteoporose e ótimo opção para veganos/ vegetarianos.

Dica 1: Bouquet Garni É uma seleção de ervas amarradas utilizadas para aromatizar, saborizar e  beneficiar preparações culinárias. 

Dica 2: Sal de ervas Uma excelente opção para reduzir o sódio das preparações e realçar o sabor dos alimentos com todos os nutrientes que as ervas possuem. Assim como o Bouquet Garni, o Sal de Ervas também pode ser feito com as ervas de sua preferência. Assim para preparo deste sal, é só bater no liquidificador o sal (marinho, rosa) e as ervas que quiser até deixar tudo fino e bem misturado, armazene e adicione nas receitas que desejar. 

Espero que tenham gostado! Usem mais as ervas nas suas refeições.

Beijos!!! 

Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos – UNICAMP. Tabela de Composição Química dos Alimentos – UNIFESP. Todos os alimentos que citei foram comparados com uma quantidade de 100g.


4 comentários sobre “Conheça os benefícios das ervas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s