Top 10 – piores comidas para sua saúde

Boa noite gente!

Hoje vou escrever pra vocês meu primeiro top 10, sobre as piores comidas que existem no mercado, achei importante começar pelas piores para já alertar à todos, e tentar conscientizá-los do porquê devemos tirá-las do nosso cotidiano.

Como já falei aqui no Blog algumas vezes, os industrializados e todas as comidas rápidas estão inseridos no nosso dia a dia de uma forma abusiva, e que se não tentarmos fugir ficaremos reféns. 

A sequência e os produtos abaixo foram escolhidos só e somente por mim e pelas ideias que acredito e estudo, coloquei somente produtos industrializados e bastante consumidos. Não coloquei algo como: batata frita, pois não só as industrializadas, mas também as feitas em casa, e como todas as outras frituras, não fazem bem à saúde. Sei que a maioria já é óbvia, mas é sempre bom reforçar e saber o real motivo de serem tão ruins.

Nomeei de ‘piores comidas’ e não de ‘piores alimentos’ pois alguns deles nem podem ser considerados propriamente um alimento, são tantos aditivos, conservantes, química, corantes, que de alimento de verdade possuem muito pouco ou quase nada.

Vamos aos TOP 10

10 – Suco de caixinha Muitas pessoas fazem a troca do refrigerante por suco de caixinha, achando que estão fazendo uma troca saudável, mas não é bem assim. Os sucos de caixinha, possuem tanto açúcar quanto os refrigerantes, corantes e muitos nomes esquisitos nos rótulos. Por último possuem um vestígio da fruta, e só por este motivo eles estão na décima posição.

Ideal: suco natural da fruta ou polpa congelada.

9 – Achocolatado instantâneo Não posso colocar a marca, mas vocês já podem imaginar, e não são só estes dois não, são todos. E assim como os chocolates ao leite, os achocolatados instantâneos são praticamente feitos de açúcar e muitos daqueles nomes esquisitos que eles colocam.

Ideal: cacau em pó. (Clique aqui para saber mais sobre chocolates e cacau)

8 – Sorvete industrializado Àqueles potes de 2L que a cada dia têm um sabor diferente sabem?! São feitos basicamente de açúcar, gordura trans (muita dela) e muitos conservantes. 

Ideal: sorvete caseiro. (Clique aqui para uma receita)

7 – Salgadinho A perdição da criançada, e o vício dos adultos, o pior é que quando você come um você quer comer o pacote inteiro, certo?! Pense em você e fuja! Estes salgadinhos são uma mistura de gordura + sódio + corante que chega a ser uma bomba pro nosso estômago.

Ideal: Snacks caseiros (pipoca feita em casa, torradinhas integrais temperadas, castanhas).

6 – Bolacha recheada  Gordura trans + açúcar. Zero nutrientes e zero vitaminas pro nosso corpo, pior ainda quando são consumidas desde a infância (o que acontece na maioria dos casos), pois afetam o crescimento.

Ideal: bolachas e bolos caseiros. (Clique aqui para ver opções de lanches saudáveis)

5 – Caldos industrializados Sódio puro! E claro, outros muitos nomes estranhos. Pare de usar e tente tirar das pessoas próximas de você o hábito de usar estes temperos prontos.

Ideal: condimentos naturais e ervas frescas (pimenta, alho, cebola, salsa, alecrim, orégano…)

4 – Lasanha/pizza congelada  

Isso não é sinônimo de facilidade e comida rápida, mas sim de falta de organização e de não se importar com sua saúde e da sua família. Para estes tipos de comidas congeladas durarem mais, as indústrias lotam de sódio, conservantes e aditivos. 

Ideal: preparações feitas em casa, (que até podem ser lasanhas e pizzas, e também podem ser congeladas, mas tudo feito por você), ou então de algum restaurante, mas corra dos industrializados congelados, de todos!

3 – Macarrão instantâneo Cheio de sódio e gordura! Hoje muitos já deixam de usar o sachê de tempero e pensam pronto agora está saudável, mas não para por aí, este tipo de macarrão é cozido em pouquíssimo minutos simplesmente pelo fato dele ser frito, acreditam?! Famoso pela sua rapidez, mas espera aí, quanto tempo você demora pra cozinhar um macarrão normal? 7-8 minutos, isso também não é rápido?! 

Ideal: macarrão normal. 

2 – Refrigerante  Açúcar + corante + convervante = bomba! Mas e o light/diet/zero, posso tomar? NÃO! Refrigerante é refrigerante, independente do tipo continua sendo uma bomba. Os tipos sem açúcar, possuem edulcorantes que em grande quantidade também não fazem bem a saúde, e é adicionado sódio, além dos corantes e conservantes de sempre.

Ideal: água, chás e sucos naturais.

1- SalsichaChegamos ao número 1, na minha opinião o pior de todos existentes hoje no mercado, e que não pode ser chamado de alimento porque de nutritivo não tem nada. “Leis são como salsichas: é melhor não saber como são feitas.” Frase de Otto Van Bismark – chanceler alemão antes dos anos 1900. Ingredientes da salsicha: restos de animais (principalmente partes não comestíveis), muito sódio, muitos aditivos, muita gordura e muito corante. E aí, ainda tem coragem de encará-las?! 

Ideal: carne de boi, de porco, de frango, de peixe, ovo, proteína de soja…

Estes foram os meus TOP 10 – piores comidas, espero que tenham gostado, e compreendido mais sobre como cada um é ruim para a nossa saúde.

Beijos! 


2 comentários sobre “Top 10 – piores comidas para sua saúde

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s