Dicas de como preparar uma lancheira saudável

Boa noite leitores!

Há muitos anos, o mundo conseguiu com que a desnutrição infantil fosse diminuída, porém hoje o problema se inverteu. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) a obesidade é um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. A projeção é que em 2025, o número de crianças com sobrepeso e obesidade no mundo poderá chegar em 75 milhões, se nada for feito.

No Brasil, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) (2008/2009) cerca de 15% da população de crianças já estava no mínimo acima do peso. E cerca de 8 em cada 10, continua obesa na fase adulta. O grande problema está no tipo de alimento que a criança consome muito mais do que a quantidade, pois geralmente são os de alto valor calórico, que não possuem nutrientes e não trazem benefícios ao corpo.

O ideal é alterar a alimentação diária de toda família, os cuidados com a alimentação devem ser aplicados desde o início da vida. Não dê a criança produtos açúcarados e cheios de gordura. Se ela não tiver experimentado, não saberá esse gosto ‘atraente’ e não ficará pedindo (que é o que muitas mães e pais alegam).

Para o lanche na escola, os responsáveis devem ser bem organizados e criativos, pois a criança tem que se sentir atraída pelo lanche dela e não pelo do amigo, faça com que ela participe da preparação e monte opções divertidas e coloridas.

Lancheira adequada: o que deve conter

–  Um líquido

Sucos e chás naturais, sem açúcar de preferência (procure misturar frutas sempre com uma que seja mais doce naturalmente); leite (vitamina com frutas); água de coco.

– Uma fruta/legume

De preferência picadinhas, que podem ser consumidas com casca ou as com casca que podem ser removidas com facilidade (maçã, melancia, abacaxi, banana, tomate cereja, mini cenourinhas).

– Um carboidrato

Sanduiche (com pão integral, de preferência, recheado de patê de atum/frango desfiado, cenoura ralada, queijo, alface e tomate etc), bolo caseiro, cookies caseiros, granola, aveia.

– Uma proteína

Queijo (branco, ricota, cottage, mussarela de búfala, tofu), requeijão/cream cheese/creme de ricota (de preferência reduzidos em gordura), iogurte natural ou batido com frutas.

O que NÃO pode entrar na lancheira!!!

Salgadinhos de pacote, salgados fritos, refrigerante, suco de caixinha/pó, isotônico (gatorade), bala, bolacha recheada, bolinhos prontos, sucrilhos, chocolate, bebida láctea (yakult e danoninho), cachorro quente, hamburgueres e outros lanches pesados.

Sei o quanto a maioria das crianças são resistentes na hora da alimentação, porém se os responsáveis derem um exemplo adequado e procurarem fazer estas melhores escolhas para seus filhos, preparando refeições saudáveis e fazendo com que a criança participe na hora da preparação, a introdução destes ‘novos’ alimentos será muito mais fácil (claro que para papais e mamães que desde o início procuram dar os melhores alimentos para seus filhos essa fase de ‘introdução’ não existe, os quais estão de parabéns).

Espero muito que tenham gostado, este é um assunto inportantíssimo que precisa ser mudado.

Beijos e bom final de semana!


3 comentários sobre “Dicas de como preparar uma lancheira saudável

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s