Boa noite leitores,
A compulsão alimentar e principalmente por doces, pode ser mais comum do que você pensa, e muitas vezes pode ser causada pela deficiência de algum nutriente no organismo. Hoje vou falar de alguns alimentos que devem ser colocados no seu cotidiano para que você acabe com a compulsão por doces.
Estudos afirmam que a compulsão pode ser uma adaptação do organismo para suprir um desbalanceamento entre os hormônios noradrenalina e serotonina. A compulsão por doces nos remete a falta que eles estão fazendo no corpo e por isso ele nos emite algum sinal para aumentarmos sua ingestão.
Quanto mais você ingere açúcar, mais vontade você tem de continuar comendo-o. É um ciclo infinito, pois ingerindo o doce (açúcar) o nível de açúcar no sangue por consequência aumenta, e da mesma forma que ele aumentou drasticamente, ele também diminui, e assim você sente mais vontade por doces e o ingere novamente, entrando no ciclo vicioso.
Além da diminuição dos níveis de serotonina no organismo, a falta de nutrientes como o magnésio, o cromo, o ácido fólico, o selênio, a vitamina B12 e o aumento do hormônio cortisol, também fazem aumentar a vontade por alimentos açucarados.
Por isso, devemos consumir alimentos ricos em triptofano (precursor da serotonina): carnes, ovo, leite e derivados, oleaginosas, ervilha, abacate, couve-flor, banana.
Alimentos que diminuem os níveis de cortisol: cacau, fontes de ômega-3 (azeite, linhaça, peixe, oleaginosas) e fontes de vitamina C (kiwi, limão, laranja, acerola, goiaba).
Alimentos fontes de magnésio: sementes de abóbora e girassol, oleaginosas, alcachofra, beterraba, ameixa.
Alimentos fontes de cromo: carne vermelha, cereais integrais, pimenta, batata, maçã, banana.
Alimentos fontes de ácido fólico: fígado, leguminosas, vegetais de folhas verde-escuras, milho.
Alimentos fontes de selênio: alimentos de origem animal (carnes, ovos, leite e derivados), oleaginosas (principalmente a castanha do pará).
E também fontes de vitamina B12: alimentos de origem animal (carnes, ovos, leite e derivados, miúdos, frutos do mar), algas.
Além, claro de fazer exercício físico regularmente, pois dentre todos seus benefícios, ele também auxilia na regulação dos níveis de hormônios no corpo.
Compulsivos por doces, peguem estas dicas, implementem no dia a dia e me contem as mudanças.
Espero que tenham gostado.
Beijos e até a próxima matéria!
Adorei !! Quem não gosta de um docinho? bjs.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Com certeza tia, que bom que gostou! Beijos
CurtirCurtir