8 Dicas para aproveitar as festas juninas sem exageros

Boa noite gente!!!

E chegou a época de festas juninas, julinas, agostinas. Uma época onde o frio aperta, a vontade de comer aumenta e as tentações também. Acho que estas tradicionais festas de São João são as que mais possuem comidas calóricas e gordurosas de todas né?! 

É uma junção de pé de moleque, arroz doce, maçã do amor, cachorro quente, pastel, milho, churros, quentão, bolo de fubá, paçoca, e por aí vai, e vai longe hahaha. Mas calma, dá sim para aproveitar estas festas e não sair tanto assim da linha.

Dica 1 – Não vá a festa com fome! 

A dica mais importante de todas! Nunca vá a uma festa com fome, sempre faça um lanche antes de ir. Isso também vale para idas ao supermercado hahaha.

Dica 2 – Não deixe de fazer suas outras refeições do dia porque já sabe que vai exagerar.

Nunca deixe de fazer uma refeição ou diminuí-la porque sabe que vai exagerar numa próxima. Esta não é a melhor forma de compensação. Leia a dica abaixo.

Dica 3 – Compense no exercício e não tirando alguma refeição do seu dia.

Como forma de compensar uma ‘jacada’ sempre utilize o exercício. Faça uma caminhada ou algum outro tipo de esporte antes (quando você já sabe que vai ter alguma festa) ou depois, você vai se sentir muito melhor.

Dica 4 – Para não ficar perdido com tantas opções tentadoras, escolha 1 salgado e 1 doce que você esteja com mais vontade para ‘jacar’.

Já vá a festa pensando o que está com mais vontade de comer, assim os exageros diminuem e você até economiza.

Dica 5 – Cuidado com a ingestão de álcool, sempre consuma intercalando com água.

Muitos esquecem, mas o álcool também é um grande vilão da alimentação saudável, ele possui 7 kcal/ml e ainda os mais famosos das festas juninas são acrescidos de açúcar refinado, fique em alerta.

Dica 6 – Sempre tente evitar as frituras. 

E também os alimentos muito artificiais como salsicha e as frutas caramelizadas. Prefira consumir lanches de pernil, milho e pipoca sem manteiga, espetinhos de carne e frango e mesmo as frutas com chocolate. 

Dica 7 – Se você for preparar os quitutes da festa, substitua alguns ingredientes por outros menos calóricas e mais saudáveis. 

Reduza a quantidade de açúcar, sal e gordura das preparações (isso vale para qualquer receita). Troque o leite integral pelo desnatado. Troque a farinha branca pela integral, ou aveia, ou farinha de arroz ou castanhas. Troque o açúcar refinado pelo demerara ou mascavo, ou mel. Troque o chocolate ao leite pelo amargo.

Dica 8 – Abuse da água e dos alimentos desintoxicantes antes, durante e depois das festas. 

Sempre em um dia onde o corpo vai receber alimentos os quais não está mais acostumados, que não são do dia a dia, a ingestão de água deve ser aumentada. Além disso, para auxiliar na desintoxicação natural do corpo, consuma mais alimentos como frutas e verduras (principalmente as diuréticas como abacaxi, melancia, chuchu, limão), alimentos como canela, gengibre, os cereais integrais, chás e etc. (Clique aqui e leia mais sobre alimentos detox

Dancem bastante quadrilha e pulem a fogueira! Aproveitem as festas.

Beijos


2 comentários sobre “8 Dicas para aproveitar as festas juninas sem exageros

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s