Polêmica: óleo de coco emagrece? 

Boa noite leitores,

 

Mais um modismo que está em alta: consumir óleo de coco para emagrecer. Muitas pessoas me perguntam se é bom, a quantidade e como se deve ingerir, por isso vim aqui esclarecer para vocês a verdade sobre isso.

O óleo é, geralmente extraído a frio a partir da polpa do coco e classificado como uma gordura saturada, a qual deve sempre ser consumida com cautela (a ingestão deve ser de 7% do valor calórico total diário). Ele possui uma composição diferenciada dos outros óleos do mercado, mas que ainda não foi estudado o bastante para afirmar que emagrece, ou que trás outros benefícios para a saúde.

Um estudo publicado pelo Jornal da Academia de Nutrição e Dietética, sobre o tipo de gordura que está presente no óleo de coco, afirmou que existe um possível potencial de que sua ingestão, conciliada com alimentação saudável e exercício físico regular, possa reduzir o peso e modificar a composição corporal. Porém, ainda são necessários muitos estudos para confirmar a eficácia de seu uso e também a quantidade adequada que deve ser ingerida que beneficie o organismo.

A partir desses estudos e com a fama do óleo de coco na mídia, alguns órgãos fizeram publicações oficiais pelo seu posicionamento contra a utilização do óleo, como a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) e a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO).

Elas ainda recomendam que não se utilize o óleo de coco regularmente como óleo de cozinha, devido ao seu alto teor de gorduras inflamatórias e que o uso de óleos vegetais, com maior teor de gorduras insaturadas com moderação (como soja, oliva, canola e linhaça – vou explicar sobre todos em outra matéria pra vocês) é preferível. 

Além disso, o preço que são vendidos os óleos de coco são absurdos (200 ml custam em média R$20,00), como se fossem realmente um milagre para o corpo, mas já sabemos e eu gosto sempre de lembrar que, milagres não existem né?! 

O mais importante e eficiente método para se alcançar a saúde e o corpo desejado, é alimentação saudável e equilibrada e exercício físico regular, sem dietas da moda, milagres, lipoaspiração, jejum, etc.

O óleo de coco, até que estudos conclusivos próvem o contrário, não passa de mais um modismo que já já vai ser engolido por outro. 

Espero que tenham gostado e compreendido sobre o tão falado óleo de coco.

Beijos! 


3 comentários sobre “Polêmica: óleo de coco emagrece? 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s