Especial para as mulheres: fases da vida

Boa noite mulherada,

fases-femininas

Estamos quase nas comemorações dos Dias das Mães e nada melhor do que algumas dicas de alimentação nas diferentes fases da vida, para nós mulheres, sendo mães ou não. Atualmente, fazemos tudo que os homens fazem, certo?! Mas não para por aí, além de trabalharmos, cuidarmos da casa, dos filhos e de nós mesmas, também temos que lidar com menstruação, TPM, gravidez, amamentação, menopausa, inúmeras mudanças hormonais e ainda saber que possuímos o metabolismo mais lento do que dos homens, ou seja, estamos propensas a ter mais gordura localizada do que eles.

Por causa de tudo isso e mais um monte de outras coisas, precisamos cuidar da nossa saúde com carinho e em todas as fases das nossas vidas. Segue abaixo algumas dicas de nutrição e alimentação para todas as mulheres em 4 fases diferentes da vida:

  • Dos 20 aos 30 anos: começo das mudanças hormonais, da mudança de vida (casamento, filhos, trabalho, estresse) e fase em que já precisamos nos preocupar com nossa qualidade de vida no futuro, cuidar da saúde com uma alimentação balanceada e com a prática regular de exercícios físicos. É importante começarmos nesta fase, a evitar a ingestão de alimentos gordurosos, ricos em açúcar e sódio, para prevenir qualquer doença que possamos ter futuramente. O recomendado é uma alimentação bem variada, rica em frutas, verduras e legumes, cereais integrais e proteínas magras. Para combater o estresse do dia a dia, devemos incluir no nosso cardápio, banana, castanha de caju, aveia, leite e derivados (magros) e frutas cítricas, que dão a sensação de bem-estar.
  • Dos 30 aos 40 anos: o controle de peso e a prática de atividade física são importantes em todas as fases da vida, e mais ainda conforme vamos envelhecendo. Nesta fase, a produção de colágeno do organismo já começa a diminuir, por isso, já é necessário incluirmos alimentos ricos nesta proteína. Proteínas magras de origem animal, leite e derivados (desnatados), leguminosas, cogumelos e alguns cereais (arroz, quinoa, trigo) são alimentos fontes de colágeno, além de alimentos ricos em vitamina C, ômega-3 e licopeno. (Leia mais sobre o colágeno, clicando aqui)
  • Dos 40 aos 50 anos: nesta fase, a perda de massa magra é mais fácil de ocorrer, e o ganho de massa gorda também, por isso muita atenção nestes quesitos. Também devemos ficar atentas para prevenir a osteoporose, pois é a partir desta idade que a perda de massa óssea também acontece. Devemos consumir mais alimentos ricos em cálcio e vitamina D, leite e derivados (magros), vegetais folhosos verde-escuros, gergelim, aproveitar a luz solar e sempre praticar regularmente atividade física.
  • E dos 50 aos 60 anos: é a fase onde, em média, as mulheres entram na famosa e temida menopausa, período em que acontecem drásticas mudanças hormonais, que influenciam no nosso comportamento e no nosso físico também. É muito importante, utilizarmos a nossa alimentação como forma de prevenir ou combater os sintomas da menopausa. Por isso, acrescentar alimentos fontes de zinco (peixes e frutos do mar), que auxiliam na produção de hormônios e na melhora das funções ovarianas; Alimentos fontes de vitamina C, como as frutas cítricas, que também ajudam na síntese de hormônios; E alimentos fontes de vitamina E, para diminuir as ondas de calor (um dos principais sintomas que muitas mulheres se queixam – sementes (de abóbora, girassol, linhaça, chia), oleaginosas (castanhas), e óleos vegetais (pouca quantidade diária), só irão nos trazer benefícios.

Pequenas mudanças e o consumo de determinados alimentos nas diferentes fases da vida, são importantes para podermos prevenir e combater sintomas e doenças, e assim obter uma ótima qualidade de vida.

Espero que tenham gostado.

Desejo à todas as mamães, um excelente Dia das Mães!

Beijos e até a próxima!


2 comentários sobre “Especial para as mulheres: fases da vida

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s