Açaí, engorda?

Boa noite gente!!!  Vamos falar deste famosinho, que todo mundo ama?!

O açaí é um fruto típico e popular da região amazônica, sendo o Brasil o principal produtor, consumidor e exportador deste alimento. O qual vem sendo bastante comentado devido aos benefícios à saúde, e também por dúvidas em relação aos malefícios e contra-indicações.

O açaí, famoso entre os esportistas pelo seu poder energético, está sendo consumido por muitos como promessa de um alimento saudável. Mas calma, não é bem assim, temos que aprender e tomar cuidado ao consumir os açaís que são vendidos por aí. 

De acordo com o International Journal of Nutrology, sua polpa apresenta elevado valor energético por conter alto teor de lipídios, como o Ômega 6 e o Ômega 9, que são considerados gorduras do bem. Além disso, é uma fruta rica em fibras, vitaminas E, proteínas e minerais. Ele também é considerado um alimento funcional, principalmente pelo seu poder antioxidante que contribui para a prevenção de doenças e do envelhecimento, incluindo doenças do coração, obesidade, catarata, resistência insulínica, doença neurodegenerativa, assim como disfunção do sistema imune, câncer e redução do colesterol ruim. 

Sua função antioxidante ocorre devido a presença de antocioninas, que são compostos hidrossolúveis responsáveis pela cor vermelho escura do açaí. O International Journal of Food Sciences and Nutrition afirma que quanto mais escuro o tom vermelho da polpa do açaí, maior será a concentração de antocianinas. E estas por consequência podem aumentar a capacidade antiviral, antialérgica, antitrombótica, anti-inflamatória, anticarcinogênica, hepatoprotetora e de redução de lesões que este fruto  pode trazer para a nossa saúde.

Contudo, a grande maioria dos açaís comercializados e tão docinhos não são assim naturamente, para tirar o sabor amargo deles são adicionados xaropes, de vários tipos, mas que são açúcar refinado, uma bomba para nossa saúde e também para àqueles que desejam perder peso. 

Observem a tabela abaixo, elaborada a partir de valores da Tabela Brasileira de Composição de Alimentos – TACO: Analisando a tabela acima, podemos ver que os açaís com o xarope (que são a maioria dos comercializados) possuem quase o dobro de calorias, por consequência mais que o triplo de carboidrato e também menos fibras que a polpa de açaí pura. Com isso, para àqueles que procuram o açaí como um alimento saudável, para dar energia antes do treino e também pelos seus vários benefícios citados acima, o ideal é pedir sem o xarope (e também fazer escolhas certas dos adicionais, escolher frutas, aveia, granola sem açúcar, mel) ou comprar a polpa pura e bater no liquidificador com frutas, ou até mesmo um pouco de mel para adoçar, sempre com equilíbrio nas quantidades.

Qualquer dúvida me escrevam, espero que tenham gostado! 

Vamos fazer melhores escolhas para a nossa saúde! 

Beijos


2 comentários sobre “Açaí, engorda?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s