Modismo: sem lactose

Boa noite leitores,

  

Modismos, dietas da moda, radicalismo e qualquer outro nome que se pode dar a estes novos métodos que prometem fazer milagre, estão cada dia mais presentes no nosso cotidiano e na boca do povo. Porém, sabemos que a grande maioria delas não possuem fundamentação científica e que por isso muitas vezes podem fazer até mal para a saúde

Alguma dietas milagrosas surgem num dia e no outro já foram engolidas por uma nova ‘descoberta’. Mas existem algumas que persistem por mais tempo, como é o caso da dieta sem lactose, que a partir da retirada do leite e seus derivados, promete a perda de peso em um curto tempo (isso para pessoas que não possuem intolerância ou qualquer tipo de alergia). 

Contudo, não é bem assim. De acordo com a Associação Brasileira para o Estudo de Obesidade – ABESO, não existem evidências científicas que justifiquem a retirada da lactose da dieta com a finalidade de perda de peso. Apoiando este lado, também estão a Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição – SBAN, o Consenso Brasileiro sobre Alergia Alimentar, o Conselho Regional de Nutricionistas – CRN3, entre outros.

“Pelo contrário, muitos estudos vêm mostrando que o consumo de produtos lácteos pode favorecer a manutenção de um peso saudável, especialmente por conta do cálcio que, por distintos mecanismos pode, em maior ou menor grau, modular a suscetibilidade para a perda de peso”. Dizem as nutricionistas membros do Departamento de Nutrição da ABESO. 

Durante a minha graduação, tive o prazer de conhecer e aprender com a Professora Pós-doutora pelo Instituto de Tecnologia de Alimentos/Tecnolat, Adriane Antunes, e ela escreveu uma matéria sobre lactose e saúde muito esclarecedora, com uma visão que também acredito e sigo.

Veja o que ela descreve: “Entrando no território da alimentação dos adultos, temos observado um modismo em torno da redução do consumo de lactose, sendo produtos isentos de lactose percebidos como mais saudáveis. Por esse motivo a lactose tem sido banida por muitas pessoas, até mesmo quando adotam dietas para redução de peso. Porém, quando se faz opção por um produto lácteo deslactosado, isso não significa dizer que a lactose foi removida do produto, mas em geral ela foi hidrolisada (quebrada em duas moléculas menores). Essa quebra é o suficiente para não gerar problemas de desconforto para intolerantes à lactose, mas do ponto de vista energético, a quebra da lactose não reduz calorias do alimento.” 

“E tem mais…Dietas totalmente isentas de lactose podem depois de um longo tempo levar a uma temporária intolerância à lactose em pessoas que anteriormente não tinham essa limitação.” “Embora as pessoas gostem de seguir modas e tendências, quando o assunto é alimentação deve haver um especial cuidado, para não haver prejuízo para saúde, nem para o bolso.”

Portanto, ao analisar estudos concretos e seguros posso afirmar que, antes de aderir a qualquer modismo lançado procure um especialista e preze pela sua saúde

Espero que tenham gostado e aprendido um pouco mais deste universo da lactose. 

Até a próxima! 


3 comentários sobre “Modismo: sem lactose

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s