5 mitos da Nutrição

Boa noite gente!

 
A nutrição é um dos temas mais discutidos atualmente, e seus diversos assuntos estão sendo cada vez mais espalhados de forma equivocada. Seja por profissionais que não são Nutricionistas ou por outras pessoas.

Tenho certeza de que vocês já mudaram algum hábito por ouvirem falar de alguém, que tal alimento era bom ou ruim para tal coisa. Principalmente quando surge algum ‘milagre’ que emagrece, né?! Mas não é bem assim, na verdade, é o contrário, não existe milagre e não se pode acreditar em tudo que falam. 

Por isso, vim aqui hoje para esclarecer 5 dos muitos mitos importantes que ouvimos por aí.  

1) Ingerir carboidrato a noite engorda.

Este é um dos mitos que eu mais ouço e que nunca sai da lista dos mais falados. Pessoal, não é o fato de comer carboidrato a noite que vai engordar, e sim a quantidade e o tipo ingerido. Os carboidratos são a base da nossa alimentação, e isso não é a toa, a energia que precisamos ver deles, e o que muitos não sabem (e fazem o contrário) é que fazer exercício e só ingerir proteínas não faz o músculo desenvolver. Nós precisamos dos carboidratos, a questão é fazer melhores escolhas e ir à um nutricionista para ver a quantidade certa e adequada para cada um. 

2) Alimentos integrais não engordam.

Esta também é uma pergunta frenquente que me fazem. Muitos acreditam que pelo alimento ser integral ele é saudável e não engorda, mas o fato dele ser integral não indica que você pode ingerir o quanto quiser. Os alimentos integrais possuem em média, as quantidades de calorias iguais dos alimentos brancos (normais), e por isso seu consumo também deve ser controlado. Porém, eles são indicados por possuírem uma quantidade maior de fibras, as quais irão trazer inúmeros benefícios ao organismo e podem por consequência disso ajudar a emagrecer, mas isso se você seguir os outros processos também, clique aqui e leia a matéria sobre as fibras

3) Todos devem parar de comer glúten se quiserem emagrecer.

Mais um modismo implementado na sociedade sem comprovações científicas. O glúten devem ser retirado da alimentação somente para pessoas que sentem algum desconforto ou que já são diagnosticadas com doença celíaca. E volto a repetir, não é porque o carboidrato não contém glúten que ele pode ser consumido a vontade, como por exemplo a batata, o arroz, não possuem glúten e também devem ser consumidos de acordo com a necessidade de cada um (veja mais no post que fiz sobre glúten, clicando aqui). 

4) Durante o exercício quanto mais suar mais emagrece.

Mito dos grandes é este de achar que se não suar não emagrece. O suor não tem relação alguma com a perda de gordura. No suor perdemos água e sais minerais e por isso nosso peso ao acabar uma atividade física é menor, mas na reposição desta perda de água, nosso peso volta ao que estava antes. Cada organismo é de um jeito e por isso existem pessoas que suam mais do que as outras, mas fique tranquilo, elas não estão perdendo mais gordura do que você.

5) Fazer exercício é mais importante do que uma alimentação saudável para emagrecer.

Muitos acham que se fizerem exercício mas não mudarem nada na alimentação já irão emagrecer, e já se sentem satisfeitos por isso. Mas é um equivoco achar que fazer exercício, chegar em casa e comer como se não houvesse o amanhã vá fazer alguma diferença no corpo, não vai. A alimentação adequada e o exercício físico andam juntos, na verdade em questão de importância, a alimentação corresponde a 70% da saúde enquanto o exercício a 30%, como forma de complementação, mas um não pode viver sem o outro, e é por isso que eu falo, alimentação saudável não é dieta da moda e exercício físico não é aquele que seu amigo faz e que dá certo pra ele. Cada um tem as suas necessidades e gostos, vá atrás dos seus! 

Espero que tenham gostado e aprendido um pouco mais sobre esse mundo da Nutrição tão debatido atualmente, me escrevam sobre quais mitos e verdades gostariam de saber. 

Até a próxima, beijos! 


2 comentários sobre “5 mitos da Nutrição

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s