Tchau páscoa: veja como fazer um detox correto

Boa noite leitores, 

 E no dia Mundial da Saúde e Nutrição e especialmente na semana pós-páscoa, vou falar um pouquinho pra vocês sobre o tão falado DETOX, porém sobre um método correto de se fazer essa alimentação desintoxicante.

Alimentos desintoxicantes são aqueles que participam do processo de eliminação de toxinas e excessos acumulados no nosso organismo, eles limpam o corpo dos efeitos de uma substância tóxica, que no caso da alimentar, pode ser por compostos tóxicos, industrializados e processados, adoçantes, corantes, metais pesados, aditivos e conservantes, agrotóxicos, poluentes de ar, migrantes de embalagem, entre outros. 

Por isso, não se deixem enganar! Alimentação detox não é fazer jejum ou alguma dieta restritiva, é você tirar da sua alimentação produtos tóxicos e acrescentar alimentos com componentes desintoxicantes que irão limpar seu organismo. 

Principais alimentos desintoxicantes:

Água: além dela ser a principal e mais poderosa a remover toxinas do organismo, a água tem inúmeros outros benefícios; ela transporta oxigênio; regula a temperatura; protege e amortece os órgãos; ajuda a converter os alimentos em energia; previne constipações, etc. É essencial à vida, é necessário beber no mínimo 2L dela por dia (pura, chás e sucos não valem).

Alimentos diuréticos: principalmente as frutas e hortaliças ricas em água, como melancia, abacaxi, limão, chuchu, alface, pepino, que ajudam na eliminação de toxinas pela urina e na reposição dos minerais importantes para a saúde do organismo. 

Alimentos que aceleram o metabolismo: pimenta, gengibre, canela, cafeína (café, chá preto, chá mate), que irão auxiliar no processo de queima de gordura e consequentemente de desintoxicação.

Chás: todos os tipos! Sem açúcar e/ou adoçante, claro. E de preferência da própria planta, ou de infusão.

Alimentos integrais: ricos em fibras, que também ajudam no funcionamento correto do intestino e por isso na eliminação de substâncias ruins e na absorção correta das boas.

E para potencializar seu detox, aumente e compense na frequência de exercícios no seu dia a dia, mas sempre tenha acompanhamento de um profissional e nunca deixe de comer! 

Dica de um suco detox delicioso, para você acrescentar no seu lanche: Ingredientes:

 – 3 fatias de melancia (riquíssima em água e licopeno)

– 500 ml de água de coco (cheia de nutrientes essenciais ao corpo, sendo um ótimo repositor natural de vitaminas e minerais pós exercício – clique aqui para saber mais)

– 1 colher de sobremesa de gengibre ralado (poderoso desintoxicante e termogênico – clique aqui para mais informações)

– Hortelã a gosto (rica em vitaminas e minerais que estimulam o aparelho digestivo)

Modo de fazer: bater tudo no liquificador e ingerir em seguida. Aproveite!

Por fim, a consequência de uma alimentação detox correta também vai ser o emagrecimento, porém este será saudável e de difícil retorno ao peso inicial, o que não ocorre com uma dieta detox restrita. 

Espero que tenham gostado e que acrescentem alimentos detox no seu cotidiano e não só em períodos de pós-festas.

Beijos e até a próxima!


6 comentários sobre “Tchau páscoa: veja como fazer um detox correto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s