Boa noite leitores,
E no dia Mundial da Saúde e Nutrição e especialmente na semana pós-páscoa, vou falar um pouquinho pra vocês sobre o tão falado DETOX, porém sobre um método correto de se fazer essa alimentação desintoxicante.
Alimentos desintoxicantes são aqueles que participam do processo de eliminação de toxinas e excessos acumulados no nosso organismo, eles limpam o corpo dos efeitos de uma substância tóxica, que no caso da alimentar, pode ser por compostos tóxicos, industrializados e processados, adoçantes, corantes, metais pesados, aditivos e conservantes, agrotóxicos, poluentes de ar, migrantes de embalagem, entre outros.
Por isso, não se deixem enganar! Alimentação detox não é fazer jejum ou alguma dieta restritiva, é você tirar da sua alimentação produtos tóxicos e acrescentar alimentos com componentes desintoxicantes que irão limpar seu organismo.
Principais alimentos desintoxicantes:
– Água: além dela ser a principal e mais poderosa a remover toxinas do organismo, a água tem inúmeros outros benefícios; ela transporta oxigênio; regula a temperatura; protege e amortece os órgãos; ajuda a converter os alimentos em energia; previne constipações, etc. É essencial à vida, é necessário beber no mínimo 2L dela por dia (pura, chás e sucos não valem).
– Alimentos diuréticos: principalmente as frutas e hortaliças ricas em água, como melancia, abacaxi, limão, chuchu, alface, pepino, que ajudam na eliminação de toxinas pela urina e na reposição dos minerais importantes para a saúde do organismo.
– Alimentos que aceleram o metabolismo: pimenta, gengibre, canela, cafeína (café, chá preto, chá mate), que irão auxiliar no processo de queima de gordura e consequentemente de desintoxicação.
– Chás: todos os tipos! Sem açúcar e/ou adoçante, claro. E de preferência da própria planta, ou de infusão.
– Alimentos integrais: ricos em fibras, que também ajudam no funcionamento correto do intestino e por isso na eliminação de substâncias ruins e na absorção correta das boas.
E para potencializar seu detox, aumente e compense na frequência de exercícios no seu dia a dia, mas sempre tenha acompanhamento de um profissional e nunca deixe de comer!
Dica de um suco detox delicioso, para você acrescentar no seu lanche: Ingredientes:
– 3 fatias de melancia (riquíssima em água e licopeno)
– 500 ml de água de coco (cheia de nutrientes essenciais ao corpo, sendo um ótimo repositor natural de vitaminas e minerais pós exercício – clique aqui para saber mais)
– 1 colher de sobremesa de gengibre ralado (poderoso desintoxicante e termogênico – clique aqui para mais informações)
– Hortelã a gosto (rica em vitaminas e minerais que estimulam o aparelho digestivo)
Modo de fazer: bater tudo no liquificador e ingerir em seguida. Aproveite!
Por fim, a consequência de uma alimentação detox correta também vai ser o emagrecimento, porém este será saudável e de difícil retorno ao peso inicial, o que não ocorre com uma dieta detox restrita.
Espero que tenham gostado e que acrescentem alimentos detox no seu cotidiano e não só em períodos de pós-festas.
Beijos e até a próxima!
Adorei essa postagem.
CurtirCurtido por 1 pessoa
[…] Sempre em um dia onde o corpo vai receber alimentos os quais não está mais acostumados, que não são do dia a dia, a ingestão de água deve ser aumentada. Além disso, para auxiliar na desintoxicação natural do corpo, consuma mais alimentos como frutas e verduras (principalmente as diuréticas como abacaxi, melancia, chuchu, limão), alimentos como canela, gengibre, os cereais integrais, chás e etc. (Clique aqui e leia mais sobre alimentos detox) […]
CurtirCurtir
[…] com limão é um diurético natural, o que significa que ajuda seu organismo a eliminar toxinas. (Leia a matéria sobre Detox) 5 – Melhora a saúde da pele A água com limão além de hidratante, é riquíssima em […]
CurtirCurtido por 1 pessoa
[…] Porém, existem alguns alimentos que podem nos auxiliar a intensificar os resultados. E eu não estou falando de dieta do chá, do suco, do shake, da lua, do jejum intermitente, da proteína e bla bla bla. Estou falando dos alimentos naturais que são classificados como desintoxicantes, aceleradores do metabolismo, como os que falei em Post anterior. […]
CurtirCurtir
[…] Vou falar hoje dos quatro tipos mais consumidos e conhecidos da alface: AMERICANA, CRESPA, LISA E ROXA. Todos estes tipos (assim como outros que não citei) são importantes de serem inseridos no dia a dia pelas suas qualidades nutricionais. Uma qualidade muito importante é que a alface tem 96% da sua composição de água, isso quer dizer que é um poderoso alimento diurético e desintoxicante. […]
CurtirCurtir
[…] e comilança; se você está nessa fase e ainda não leu a matéria que já fiz sobre isso clica aqui para ler. Hoje vou falar com mais detalhes de um dos alimentos que mais gosto e que, ao meu ver é […]
CurtirCurtir
[…] (A Páscoa e o chocolate), também sobre a melhor forma de fazer um detox pós-extravagâncias (Tchau páscoa: veja como fazer um detox correto) e uma receita de ovo de chocolate 70% recheado com brigadeiro de biomassa (clique aqui para […]
CurtirCurtir