Cafeína e exercício físico

Boa noite leitores,

A cafeína é um composto químico do grupo das xantinas (cuja finalidade é terapêutica e farmacológica), encontrada em bebidas como chás, café e refrigerantes; em alimentos como o chocolate, e até em medicamentos como os analgésicos. 

De acordo com a Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, a cafeína quando consumida em dosagens adequadas, de 2mg/kg de peso, gera diminuição da sonolência, alívio da fadiga, aumento da respiração, aumento da freqüência cardíaca, aumento no metabolismo e da diurese (produção de urina). Porém, quando em altas dosagens (15mg/kg de peso) pode gerar nervosismo, insônia, tremores e desidratação.  

Para vocês compreenderem melhor, um adulto com peso médio de 70kg consumindo 140 mg de cafeína por dia já vai ter os benefícios citados acima. Este valor seria o equivalente  a mais ou menos 2 xícaras de café expresso de 80 ml cada (xícara padrão) ou então outras quantidades dependendo da bebida escolhida, como pode-se ver abaixo.     

 A cafeína é muito falada e usada no mundo esportivo por causa do seu poder ergogênico e termogênico. O primeiro, é definido como uma substância usada na tentativa de aumentar a potência física, a força mental e a eficácia mecânica. E seu efeito termogênico, significa que ela participa ativamente do processo de quebra da gordura, e também poupa glicogênio, contribuindo para a reduçao da fadiga muscular e para o melhor rendimento, em exercícios de longa e curta duração e de alta intensidade. 

Os suplementos de cafeína são famosos pelo seu efeito rápido no corpo, porém a grande concentração de cafeína gera na maioria dos casos reacões adversas e muitas vezes irreversíveis. O ideal para esportistas que buscam melhorar o treino é consumir fontes de cafeina natural. 

Esta substância, assim como todas as outras possui diferentes resultados nas pessoas, por isso se você pretende dar um ‘gás’ nos seus treinos, mas não sabe como seu corpo vai reagir, comece com uma baixa de cafeína, como por exemplo 80 ml (1 xícara) de café, 50-60 minutos antes do treino.

Lembrando que, é sempre importante considerar sua saúde, para acrescentar na sua alimentação  determinada substâncias (mesmo que naturais) e tipos de exercício. 

Espero que tenham gostado, me mandem comentários! 

Beijos e bom treino para todos! 


2 comentários sobre “Cafeína e exercício físico

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s