O famoso colágeno!

Boa noite gente!!!

Sem título

O colágeno é a principal proteína de função estrutural do nosso organismo, ele está presente em todos os nossos tecidos conjuntivos, deixando a pele resistente e elástica, reforçando tendões e ligamentos que unem os músculos aos ossos e auxiliando na sustentação dos órgãos internos.

Com o passar dos anos, e também com a falta de atividade física, a deficiência na produção de colágeno pelo corpo começa a aparecer. O aparecimento das rugas é um ponto chave para muitas pessoas perceberem isso, e aí correrem para procedimentos estéticos. Mas uma alimentação saudável e alguns alimentos específicos podem retardar e até mesmo minimizar os efeitos da falta de colágeno no corpo.

O colágeno está presente principalmente em alimentos de origem animal, carne vermelha e branca (bovina, suína, de aves e peixes) e seus derivados, como leite e ovos. E também outros alimentos ricos em proteína vegetal, como leguminosas (feijão, ervilha, soja e derivados), cogumelos e cereais (arroz, quinoa, trigo).

Além destes, existem outros alimentos, ricos em determinados nutrientes que ingeridos, ajudam o corpo a sintetizar o colágeno. Nutrientes como a lisina, ômega-3, licopeno e vitamina C contribuem para a produção de colágeno no organismo.

A lisina e a vitamina C, se juntam para aumentar a formação de colágeno, são encontradas em alimentos como, lisina (carnes e derivados, frutos do mar, leguminosas e sementes), vitamina C (frutas cítricas, vegetais folhosos verde-escuros). O ômega-3 auxilia o corpo, na redução da degradação do colágeno, e por estes e outros motivos que seu consumo é tão importante, são fontes de ômega-3, oleaginosas, sementes como linhaça, chia, entre outros. E também, o licopeno que ajuda na inibição da enzima que destrói o colágeno, a colagenase. O licopeno está presente em legumes/vegetais de cor forte, como tomate, acerola, pimentão, beterraba.

Observação: sei que muitos pensam em colágeno e lembram da gelatina como primeira opção, mas temos que tomar cuidado pois a maioria das gelatinas encontradas em supermercados, são riquíssimas em açúcar, sódio e outros conservantes, e aí consumindo-as em grande quantidade com o intuito de elevar nosso colágeno, estaremos aumentando em conjunto outros índices prejudiciais ao nosso organismo. Lembrando que, é sempre melhor obter os nutrientes a partir de alimentos naturais, isso também vale para cápsulas e suplementos de colágeno ok?!

Espero que tenham gostado da matéria de hoje.

Me escrevam se tiverem dúvidas!

Beijos e até a próxima!

 


2 comentários sobre “O famoso colágeno!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s