Boa noite gente!!!
O colágeno é a principal proteína de função estrutural do nosso organismo, ele está presente em todos os nossos tecidos conjuntivos, deixando a pele resistente e elástica, reforçando tendões e ligamentos que unem os músculos aos ossos e auxiliando na sustentação dos órgãos internos.
Com o passar dos anos, e também com a falta de atividade física, a deficiência na produção de colágeno pelo corpo começa a aparecer. O aparecimento das rugas é um ponto chave para muitas pessoas perceberem isso, e aí correrem para procedimentos estéticos. Mas uma alimentação saudável e alguns alimentos específicos podem retardar e até mesmo minimizar os efeitos da falta de colágeno no corpo.
O colágeno está presente principalmente em alimentos de origem animal, carne vermelha e branca (bovina, suína, de aves e peixes) e seus derivados, como leite e ovos. E também outros alimentos ricos em proteína vegetal, como leguminosas (feijão, ervilha, soja e derivados), cogumelos e cereais (arroz, quinoa, trigo).
Além destes, existem outros alimentos, ricos em determinados nutrientes que ingeridos, ajudam o corpo a sintetizar o colágeno. Nutrientes como a lisina, ômega-3, licopeno e vitamina C contribuem para a produção de colágeno no organismo.
A lisina e a vitamina C, se juntam para aumentar a formação de colágeno, são encontradas em alimentos como, lisina (carnes e derivados, frutos do mar, leguminosas e sementes), vitamina C (frutas cítricas, vegetais folhosos verde-escuros). O ômega-3 auxilia o corpo, na redução da degradação do colágeno, e por estes e outros motivos que seu consumo é tão importante, são fontes de ômega-3, oleaginosas, sementes como linhaça, chia, entre outros. E também, o licopeno que ajuda na inibição da enzima que destrói o colágeno, a colagenase. O licopeno está presente em legumes/vegetais de cor forte, como tomate, acerola, pimentão, beterraba.
Observação: sei que muitos pensam em colágeno e lembram da gelatina como primeira opção, mas temos que tomar cuidado pois a maioria das gelatinas encontradas em supermercados, são riquíssimas em açúcar, sódio e outros conservantes, e aí consumindo-as em grande quantidade com o intuito de elevar nosso colágeno, estaremos aumentando em conjunto outros índices prejudiciais ao nosso organismo. Lembrando que, é sempre melhor obter os nutrientes a partir de alimentos naturais, isso também vale para cápsulas e suplementos de colágeno ok?!
Espero que tenham gostado da matéria de hoje.
Me escrevam se tiverem dúvidas!
Beijos e até a próxima!
Gostei muito da matéria sobre colageno.Como introduzir na alimentação, nutrientes ricos em colageno, sem ter que recorrer a medicamentos.Obrigada.
CurtirCurtir
[…] Dos 30 aos 40 anos: o controle de peso e a prática de atividade física são importantes em todas as fases da vida, e mais ainda conforme vamos envelhecendo. Nesta fase, a produção de colágeno do organismo já começa a diminuir, por isso, já é necessário incluirmos alimentos ricos nesta proteína. Proteínas magras de origem animal, leite e derivados (desnatados), leguminosas, cogumelos e alguns cereais (arroz, quinoa, trigo) são alimentos fontes de colágeno, além de alimentos ricos em vitamina C, ômega-3 e licopeno. (Leia mais sobre o colágeno, clicando aqui) […]
CurtirCurtir
[…] Cenoura: uma das melhores fontes de betacaroteno, que é o responsável por minimizar a oxidação, ou seja, o envelhecimento do corpo, tanto interna quanto externamente. Frango: rico em colágeno e com pouca gordura, o frango é uma boa opção para aumentar o estoque desta proteína estrutural, fundamental para a saúde da pele. (Leia mais sobre o colágeno, clicando aqui) […]
CurtirCurtido por 1 pessoa
[…] silício está presente na elastina e no colágeno (clique aqui para ler mais), e assim atua favorecendo a regeneração de fibras elásticas e colágenas, participando […]
CurtirCurtir