Dicas para acabar com as câimbras!

Boa noite gente!!!


Muitos pensam que a banana é a única opção para quem tem câimbras, mas não sabem nem o porque e nem que existem outros alimentos que também podem auxiliar na prevenção e na diminuição delas. As câimbras nada mais são do que, uma contração muscular rápida e dolorosa que podem acontecer em qualquer parte do corpo. A principal causa delas é o exercício físico, e ela pode acontecer durante ou após a prática deles, ou com a repetição intensa de um determinado movimento.

Porém, existem outras causas que muitos não conhecem, e que podem ser revertidas. A desidratação é uma delas, pois dificulta a contração e o relaxamento muscular. O frio também é uma das causas, porque faz com que a musculatura fique mais tensa e contraída. E também na carência de alguns sais minerais e em certas doenças, como diabetes, anemia, insuficiência renal, distúrbios na tireóide e hormonais, e em gestantes, a ocorrência de câimbras musculares são maiores.

Por isso, principalmente para os esportistas de plantão, é fundamental além da hidratação diária, a ingestão de alimentos fontes de potássio, cálcio e magnésio.

O potássio é importante no processo de contração muscular, e por este motivo que a falta dele, influencia na ocorrência de câimbras. Com isso, consuma alimentos ricos neste minério, como a banana (claro!) mas também ameixa, figo, kiwi, frutas secas, leguminosas (feijão, soja, grão-de-bico) e vegetais de raiz (batata, beterraba).

Assim como o potássio, o cálcio também atua nos músculos, contraindo e relaxando e por isso sua deficiência também pode contribuir para o aparecimento das câimbras. A ingestão de cálcio é fundamental para acabar com essas dores. Além dos alimentos de origem animal como leite e seus derivados, este importante mineral também está presente em soja e seus derivados, folhosos verde-escuros, brócolis, gergelim, algas, nozes, amêndoas e açaí.

E por último, mas não menos importante, o magnésio. Mineral que também participa do processo de contração muscular, mas que muitos esquecem até da sua existência. As sementes de abóbora são a maior fonte de magnésio e além dela, ele também está presente em amêndoas, avelã, semente de girassol, espinafre, beterraba, aveia, leite e derivados.

Portanto, quanto maior a variedade de alimentos no seu cotidiano, melhor. Parece clichê de nutricionista, mas não é! Consumindo diferentes alimentos, estaremos ingerindo diferentes vitaminas e minerais, todos essenciais para o nosso organismo por algum motivo. E a moderação, também é fundamental, pois o excesso ou a falta de certos nutrientes também podem nos trazer consequências ruins.
Dê tchau às câimbras!

Espero que tenham gostado, até a próxima!


3 comentários sobre “Dicas para acabar com as câimbras!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s