Pasta de amendoim: vilã ou boazinha?

Boa noite leitores!

A pasta amendoim, passou por diferentes momentos, assim como muitos alimentos, já foi dita como vilã e hoje está em alta. Mas porque será que ela teve esses altos e baixos? E ela será realmente vilã ou boazinha?

De acordo com a ABICAB (Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Amendoim, Balas e derivados), o amendoim possui uma grande vantagem em sua composição, pela sua alta qualidade nutricional.

Durante muito tempo ele foi dado como vilão, pelo seu alto valor calórico, mas hoje, depois de muitos estudos comprovando seus benefícios, é bastante consumido, principalmente em forma de pasta, para acompanhar torradas, tapioca, panqueca, frutas ou de colher mesmo. Porém, é sempre bom lembrar que existem quantidades individualmente adequadas de se consumir, vamos entender o porquê.

O amendoim, assim como sua pasta, é um alimento rico em gordura monoinsaturada, conhecida como a gordura do bem, que em certas quantidades, previne doenças do coração, aumentando as taxas do colesterol bom (HDL).

Além disso, seu alto teor de fibras gera uma saciedade, que pode ajudar quem estiver passando por um processo de emagrecimento. Em conjunto a isso, o amendoim possui triptofano em sua composição, um aminoácido que tem a capacidade de te deixar ‘alegre’, pois ele ajuda na produção de seratonina (aquela mesma que o chocolate possui).

E também, sendo rico em proteínas e ômega 3, a pasta de amendoim auxilia esportistas que estejam querendo massa muscular. A alta concentração de proteína junto aos outros nutrientes, faz com que o ganho de massa muscular seja mais eficiente. E o ômega 3, como um anti-inflamatório, combate as possíveis lesões causadas pelo treino.

A pasta de amendoim mais indicada para se consumir é aquela caseira e integral, ou seja, sem nenhuma adição de açúcar. Onde o único ingrediente necessário na receita é o amendoim, que precisa ser sem sal, sem pele e torrado, deve-se bater no processador ou liquidificador, até obter uma pasta bem cremosa.

Concluindo, a pasta de amendoim é uma ótima opção na sua alimentação, mas tenha cuidado com a quantidade!

Espero que tenham gostado, mandem dúvidas, críticas e comentários.

Beijos


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s