10 dicas de alimentação para as férias!

Boa noite leitores,


Como falei nas postagens anteriores, essas últimas semanas do ano vou escrever sobre alimentação/nutrição nas férias e festas comemorativas.

Hoje, listei as 10 dicas mais importantes de alimentação para vocês começarem o ano novo com o pé direito e sem peso na consciência:

1) Beba muito líquido! 

Principalmente nessa época de verão, a desidratação é muito frequente, além das altas temperaturas que são difíceis de aguentar, com isso beba muito líquido. Mas não esqueça, água é água (no mínimo 2 L por dia), nenhuma outra bebida a substitui, mas ela pode ser complementada com outras, dando preferência aos sucos naturais e água de coco.

2) Pratique mais atividade física!

Para compensar as ‘jacadas’ nas comidas (que são características das férias), pratique mais atividade física. É nesse período que temos mais tempo para descansar, mas aproveite-o fazendo um exercício ao ar livre, sua saúde agradece (e você também ficará agradecido no final)!

3) Tenha sempre um ‘kit emergencial’ de comida.

Deixe sempre na bolsa/no carro uns lanchinhos extras caso a fome aperte em horários que você não esteja preparado. Principalmente em viagens e passeios longos, para não acabar caindo nas guloseimas. As opções podem ser: barrinhas de cereal, frutas, castanhas, granola, frutas secas, iogurte, lanches naturais.

4) Não faça do almoço a primeira refeição.

Sei que nos dias de férias a tendência é aproveitarmos para dormir um pouquinho mais, mas nestes dias que você acordar mais tarde não faça do almoço sua primeira refeicao. O café da manhã é a refeição mais importante, coma algo leve, mesmo que seja só uma fruta.

5) Não pule refeições!

O fracionamento das refeições de 3 em 3 horas é fundamental. Mesmo que vc tenha exagerado em uma das refeições, não deixe de comer a próxima, não é desse jeito que haverá compensação. Não se sinta culpado, coma sua próxima refeição normalmente (não é porque você escapou em uma refeição que o dia inteiro estará perdido, pense nisso!).

6) Se quiser, coma pequenas porções dos alimentos mais calóricos.

Não passe vontade. Esta é uma das épocas do ano mais difíceis para continuar na linha, mas também uma das mais deliciosas, por isso coma o que estiver com vontade, mas coma com moderação, a vida é feita de equilíbrios.

7) Alimente-se antes de ir para as festas!

Em especial nas noites de natal e ano novo (onde a comilança tende a ser farta) faça um lanche antes de ir. Chegar com fome em algum lugar é a pior coisa, e os ataques às comidas são bem maiores quando você chega faminto.

8) Cuidado com o excesso de álcool. 

Uma grande ingestão de bebidas alcoólicas pode causar desidratação e entre outro problemas, além de serem calóricas. Assim, beba com moderação e ingira junto às bebidas alcoólicas muita água e alimentos ricos dela também, como frutas e hortaliças.

9) O principal é não exagerar! 

O importante é nao exagerar e achar que já que o ano está acabando, vai ser uma ‘despedida’ pro novo ano. Não, não é! Aproveite as férias e as festas de final de ano para comer um alimento diferente, que você não come há muito tempo, lembrando que o equilíbrio é a chave de tudo.

10) Não faça da comida e da bebida o foco das suas férias. 

Aproveite o tempo livre que terá  para socializar, descansar e se exercitar!

Espero muito que tenham gostado! Até o próximo post!

Muitos beijos!


2 comentários sobre “10 dicas de alimentação para as férias!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s