Novembro azul

Boa noite leitores!


Assim como o Outubro rosa, o Novembro azul é igualmente importante! Vale a pena parar para uma leitura rápida e aprender um pouco mais sobre esta doença tão presente no mundo.

Aqui no blog, vou procurar sempre dar dicas interessantes para todos, homens, mulheres, gestantes, crianças, idosos, esportistas, naturebas! E se alguém quiser saber sobre algum assunto, estou aberta para sugestões.

Vamos lá! O Novembro azul, é internacionalmente dedicado à saúde do homem, para a prevenção e para o diagnóstico precoce do câncer de próstata. O mês de novembro foi escolhido, pois é nele (17) o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. O público-alvo da campanha são homens a partir de 40 anos.

Este tipo de câncer é o sexto mais comum no mundo e o de maior incidência. No Brasil, é o segundo tipo de câncer que mais causa mortes. Ou seja, a cada 10 pacientes, em países subdesenvolvidos, cerca de 3-4 homens morrem. Já nos países desenvolvidos, a estatística é de 1 para 10.

Mas quando são diagnosticados e tratados no início possuem até 95% de chances de cura, por isso a conscientização do diagnóstico precoce é fundamental. Contudo, ainda é um tema que enfrenta muitas barreiras pelo método de realização do exame preventivo. Cerca de 50% dos brasileiros nunca fizeram o exame.

Uma alimentação balanceada, rica em frutas, verduras e legumes, grãos integrais, que possuem vitaminas, fibras e minerais auxiliam o sistema imunológico à destruírem as células cancerígenas ou mesmo, reverter o processo carcinogênico no corpo, e por isso devem ser consumidos com frequência. Alimentos como: alho, soja, tomate (assim como mamão, pelo licopeno), brócolis e o chá verde, são potentes contra o câncer de próstata.

Já os alimentos ricos em gordura, açúcar e sódio devem ser evitados, tanto na prevenção do câncer de próstata, quando de outros cânceres e de várias outras doenças. Além, de realizar atividade física regular, mantendo o peso adequado e diminuindo o consumo de álcool e, parando de fumar.

Quem tiver histórico da doença na família deve ficar mais ligado ainda!

Beijos para todos!


2 comentários sobre “Novembro azul

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s