As diferenças entre os açúcares

Oi gente!!! 
Depois de entendermos um pouco mais sobre o tão famoso sal rosa, hoje vou falar um pouco dos açúcares, que também estão sendo muito falados. São várias as opções que encontramos nas prateleiras dos supermercados, vou falar das mais comuns, e se tiverem dúvida de alguma outra, comentem aqui.

É importante dizer que o ideal seria não adicionar nenhum tipo de açúcar ou adoçante nos alimentos, pois a maioria deles já possui seu açúcar natural. Mas sabemos que é inevitável e também não precisamos ser bitolados a ponto disso; a jogada para uma vida saudável é ter equilíbrio e fazer melhores escolhas, ou seja, escolher produtos que sejam melhores para nossa saúde ou que não sejam tão ruins.

O açúcar refinado é o mais popular, aquele bem branco e fininho. Em escala de qualidade, ele é o último. Pois além de passar pelo processo do refinamento completo, são adicionados a ele algumas substâncias químicas para dar a coloração branca, e neste processo vitaminas e minerais são perdidos. São parecidos com o açúcar refinado, e na mesma posição de classificação, os açúcares cristal e light (combinação do açúcar refinado com adoçante – vou fazer uma matéria mais pra frente só falando sobre adoçantes)

O açúcar demerara é granulado de coloração amarelada, e fica nesta tonalidade pois passa por um leve refinamento, mas não recebe aditivos químicos. Por isso, e pelo sabor ser mais aceitável que o do mascavo, que está em segundo lugar na classificação. Semelhante a ele, temos o açúcar orgânico.

E por último, e na primeira colocação dos melhores açúcares para se consumir, está o açúcar mascavo. Ele apresenta coloração escura pois não passa por refinamento, e é a forma bruta (o mais natural), porque é extraído depois do cozimento do caldo de cana, por isso também seu sabor mais encorpado.

Lembrando que, qualquer tipo de açúcar pode provocar problemas relacionados ao seu alto consumo, como diabetes, obesidade, entre outras doenças. Com isso, como falei, o fundamental assim como com os outros alimentos, é o equilíbrio, balancear as refeições de forma correta e saudável.

Espero que tenham gostado! Beijos e boa noite!!!


3 comentários sobre “As diferenças entre os açúcares

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s