Outubro Rosa

Boa noite leitores,


Não poderia deixar de falar desta causa internacional tão nobre, que busca estimular a detecção precoce do câncer de mama.

O movimento Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 90, com o objetivo de estimular a participação da população no controle desse câncer. Em qualquer lugar do mundo, a iluminação/cor rosa é compreendida como a união dos povos pela saúde feminina.

O câncer de mama é o tipo mais comum, depois do câncer de pele, e também o que causa mais mortes por câncer em mulheres. Por isso, é tão importante a prevenção e a detecção precoce, para se aumentar as chances de cura.

Além dos fatores de risco hormonais e hereditários, existem os comportamentais/ambientais que são muito importantes: é o caso de sobrepeso/obesidade, sedentarismo, consumo de bebidas alcoólicas, entre outros.

Estima-se que 30% dos casos de câncer de mama possam ser evitados quando são adotadas práticas saudáveis no cotidiano. Assim como, para todos terem uma qualidade de vida melhor e mais saudável, prevenindo muitas doenças, o ideal é praticar atividade física regularmente, mantendo o peso corporal adequado; alimentar-se de forma saudável, evitando o consumo de bebidas alcoólicas e incentivando a amamentação, quando possível.

Uma alimentação saudável deve ter um fracionamento adequado das refeições, ser balanceada de acordo com suas necessidades, e principalmente rica em alimentos anti-carcinogênicos e água!

Existem muitos compostos presentes em alimentos que nos ajudam a prevenir o câncer, que são os diuréticos (agrião, espinafre, pepino, espinafre, melão, abacaxi, limão), os fontes de vitamina B (banana, carnes, vegetais folhosos verde escuros, cereais, ovos), os alimentos ricos em fósforo (frutas secas, peixes, leite e derivados), os fontes de antocianina (cebola, feijão, uva), os ricos em polifenóis (frutas, hortaliças, ervas e especiarias), além dos alimentos fontes de betacaroteno (alimentos de cor alaranjada, cenoura, abóbora, manga, acerola), licopeno (tomate, melancia, goiaba, mamão, caqui), entre outros.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, no Brasil, em 2015 são esperados mais de 57 mil novos casos, cerca de 20% do total dos cânceres em mulheres. Vamos todos combater e prevenir este câncer e também todos os outros presentes no mundo!

Pelo Outubro Rosa, e por todos os outros meses!

Beijos!


Um comentário sobre “Outubro Rosa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s