Sal marinho X Sal rosa

Boa noite gente!
O sal rosa do Himalaia está sendo cada vez mais usado e falado na mídia, mas muitas pessoas não sabem as diferenças que ele tem do sal que já estavámos acostumados, e porque ele seria melhor que os outros sais.

O sal rosa está tomando o lugar do sal marinho, que já era um sal considerado melhor que o sal refinado (o mais comum), no período que o sódio entrou como um vilão da alimentação. Mas para você colocá-lo no seu cotidiano, é necessário conhecer seus benefícios e o que ele pode trazer de melhor para sua saúde.

O sal marinho, aquele que já estava presente em muitas casas, teve sua época de estrelato pelo fato dele não passar pelos mesmos processos térmicos que, o sal refinado passava e, por conter mais nutrientes.

Mas daí surgiu o sal rosa do Himalaia, que está sendo o ‘sal da vez’ pois contém mais nutrientes, (sendo até por isso que ele é rosa, devido aos minerais que ele tem), e menos sódio! 1g de sal rosa tem 230mg de sódio enquanto que a mesma quantidade do marinho tem 400mg.

Reforçando então, o que muita gente se confunde, é que o sódio é um dos compostos do sal, sendo este de qualquer tipo. E é exatamente o sódio em excesso que gera vários problemas de saúde, como doenças do coração, nos rins e nos ossos. Porém, é comprovado que o sódio é um dos minerais que precisamos ter no nosso corpo e que sua deficiência também acarreta problemas, pois ele equilibra a quantidade de água, juntamente com o potássio, além de participar das contrações musculares e no fornecimento de energia.

Por isso, levando em consideração a nossa saúde, devemos sempre procurar por alimentos mais naturais. Como o sal rosa é, em relação aos outros sais. Ele contém mais de 80 minerais importantes para o nosso corpo, sendo um deles o magnésio, o qual previne cãimbras musculares e regula a pressão arterial.

Para vocês terem um ideia, o valor recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) é de 2 g de sódio por dia (1 colher de café) ou 5 g de sal (1 colher de chá). Porém estudos mostram que os brasileiros consomem 12 g de sal por dia, o que é um valor muito acima. Este valor elevado com certeza vem em sua maioria do alto consumo de fast foods, alimentos industrializados, enlatados, embutidos e processados do que do sal adicionado, ou sal de mesa, como é conhecido.

Por isso, pense na sua saúde e faça melhores escolhas!

Beijos e boa noite!


2 comentários sobre “Sal marinho X Sal rosa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s