Obesidade


Boa noite meus amores,

Hoje vou falar de um assunto muito presente e muito sério do nosso cotidiano. A incidência da obesidade  está aumentando em um ritmo alarmante com o passar dos anos. A Organização Mundial da Saúde anunciou que a obesidade atingiu proporções epidêmicas em todo o mundo.

De acordo com um estudo feito em Madrid, na Espanha, a obesidade é definida como uma manifestação anormal com acúmulo excessivo de gordura que altera a saúde e aumenta o risco de mortalidade. Ela facilita o desenvolvimento de doenças metabólicas, como diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, além de doenças crônicas como AVC, osteoartrite, apneia do sono, alguns tipos de câncer, doenças pulmonares, distúrbios neurológicos, entre outras.

A obesidade é uma doença crônica não transmissível mas hereditária, classificada como primária ou secundária. Pode ser secundária no caso de tratamentos com certos tipos de medicamentos ou como consequência de algumas doenças (hipotiroidismo, defeitos hipotalâmicos). Ou então primária, quando o balanço energético está desequilibrado, e acima do adequado, sendo esta a maioria dos casos diagnosticados, quando há excesso de consumo de alimentos, principalmente aqueles com alto teor de gordura.

Esta doença crônica resulta de complexas interações de fatores genéticos, comportamentais e ambientais. As causas da obesidade vão além de genes, metabolismo e dieta, elas estão diretamente relacionadas com o sedentarismo e com problemas psicológicos. E está presente na população independente de raça, idade, sexo, fator econômico ou social, mas pode ser prevenida ou revertida com modificações na alimentação e nos hábitos e estilos de vida.

Por isso, cuide-se e cuide do outro também, procure e indique um médico, um nutricionista. Passe adiante uma dica saudável e faça programas que envolvam atividade física.

Beijos e um ótimo final de semana!


Um comentário sobre “Obesidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s