A castanha-do-pará

Boa noite quarta-feira,
Vou falar um pouco hoje da castanha-do-pará. Ela como a maioria das outras castanhas são ótimas para lanchinhos e petiscos.

A castanha-do-pará ou castanha-do-brasil é classificada como uma oleaginosa que vem de uma árvore muito abundante no norte do nosso país, ela é rica em proteína e gorduras boas, mas também possui um alto valor calórico, por isso, como todos os alimentos, deve ser consumida com moderação (100g = 643 kcal).

Ela é um excelente antioxidante, que ajuda na prevenção de várias doenças, no bom funcionamento do sistema nervoso, auxília no rejuvenescimento da pele, e várias outras coisas.

Também é fonte de vitamina B1 que atua no nosso organismo, desempenhando papel importante na saúde do coração, do sistema nervoso e dos músculos.

E é fonte de selênio que de acordo com um estudo da USP, mostrado pelo Conselho Regional de Nutricionistas de SP e MS, ajuda a evitar algumas doenças, como o Alzheimer, uma doença que a cada dia fica mais comum na nossa sociedade e que afeta muitas pessoas com a perda de memória, raciocínio mais lento e com a capacidade do cérebro fica diminuída.

O estudo observou que a deficiência de selênio está muito ligada ao Alzheimer, e como a castanha-do-pará é o alimento com um dos maiores percentuais de selênio, ela é muito recomendada, e é ainda tão rica que apenas uma unidade por dia já supri as necessidades.

A maioria das castanhas em quantidades corretas trazem muitos benefícios para a saúde, por isso apostem nelas e incluam na rotina! Me mandem dúvidas, comentários e opiniões!

Beijos e uma ótima quinta-feira!


Um comentário sobre “A castanha-do-pará

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s