O temido glúten!

Boa noite amores!

O glúten está sendo o assunto do momento dentro dessa era fitness que estamos vivendo. Ele já surgiu como vilão e saiu rapidamente da alimentação de muita gente. Mas será que ele é tão prejudicial assim?!

O glúten é uma proteína vegetal presente no trigo, na aveia, no centeio, na cevada e no malte. Ou seja, em muitos dos alimentos consumidos que contenham algum destes ingredientes na sua preparação.

Uma certa porcentagem da população retirou o glúten de suas alimentações como promessa de emagrecimento, mas ele não é o responsável direto pelo aumento do peso.

O problema está na quantidade e qualidade de carboidratos que cada pessoa ingere (cada um com uma recomendação individual), assim como sua alimentação em geral. Pois ainda restaram vários carboidratos que não possuem glúten, como o arroz, batata, mandioca, milho e que também devem ser consumidos com moderação.

A dieta sem glúten (glúten-free) é necessária para pessoas que tenham doença celíaca (intolerância ao consumo de glúten). Por isso, se você já fez exame e constatou que não é intolerante ao glúten, tenha uma dieta balanceada, não é indicado e nem saudável fazer grandes restricões. Para muitos isso é só um clichê que todos os nutricionistas falam, mas é a mais pura verdade.

Porém temos que ficar atentos pois existe uma parcela dos intolerantes que não sabem que são, por exemplo quando uma pessoa fala que come glúten e se sente inchada, ela pode ser intolerante e não ter percebido os sintomas.

Vá em um nutricionista e analise seu caso, o fundamental são dietas individuais e personalizadas, por isso não pare de comer uma coisa ou outra, ou acrescente na sua alimentação um produto que seu amigo/a falou que para ele/a é ótimo. Cada caso é um caso, e isso vai influenciar na sua saúde.

Espero que tenham gostado, beijos!


3 comentários sobre “O temido glúten!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s