Boa noite amores!
O glúten está sendo o assunto do momento dentro dessa era fitness que estamos vivendo. Ele já surgiu como vilão e saiu rapidamente da alimentação de muita gente. Mas será que ele é tão prejudicial assim?!
O glúten é uma proteína vegetal presente no trigo, na aveia, no centeio, na cevada e no malte. Ou seja, em muitos dos alimentos consumidos que contenham algum destes ingredientes na sua preparação.
Uma certa porcentagem da população retirou o glúten de suas alimentações como promessa de emagrecimento, mas ele não é o responsável direto pelo aumento do peso.
O problema está na quantidade e qualidade de carboidratos que cada pessoa ingere (cada um com uma recomendação individual), assim como sua alimentação em geral. Pois ainda restaram vários carboidratos que não possuem glúten, como o arroz, batata, mandioca, milho e que também devem ser consumidos com moderação.
A dieta sem glúten (glúten-free) é necessária para pessoas que tenham doença celíaca (intolerância ao consumo de glúten). Por isso, se você já fez exame e constatou que não é intolerante ao glúten, tenha uma dieta balanceada, não é indicado e nem saudável fazer grandes restricões. Para muitos isso é só um clichê que todos os nutricionistas falam, mas é a mais pura verdade.
Porém temos que ficar atentos pois existe uma parcela dos intolerantes que não sabem que são, por exemplo quando uma pessoa fala que come glúten e se sente inchada, ela pode ser intolerante e não ter percebido os sintomas.
Vá em um nutricionista e analise seu caso, o fundamental são dietas individuais e personalizadas, por isso não pare de comer uma coisa ou outra, ou acrescente na sua alimentação um produto que seu amigo/a falou que para ele/a é ótimo. Cada caso é um caso, e isso vai influenciar na sua saúde.
Espero que tenham gostado, beijos!
Nada de radicalizar.Comer na medida certa e sempre seguir orientações de nutricionista.
CurtirCurtido por 1 pessoa
[…] Mais um modismo implementado na sociedade sem comprovações científicas. O glúten devem ser retirado da alimentação somente para pessoas que sentem algum desconforto ou que já são diagnosticadas com doença celíaca. E volto a repetir, não é porque o carboidrato não contém glúten que ele pode ser consumido a vontade, como por exemplo a batata, o arroz, não possuem glúten e também devem ser consumidos de acordo com a necessidade de cada um (veja mais no post que fiz sobre glúten, clicando aqui). […]
CurtirCurtir
[…] cogumelos, quinoa, salmão, tofu, linhaça, framboesa, e muito menos óleo de coco, pão sem glúten, leite sem lactose, spirulina, xilitol, kombucha, levedura nutricional…Comida saudável que […]
CurtirCurtir